Quanto vale uma raridade?

fevereiro 09, 2010

Quem é do ramo de antigomobilismo, já restaurou ou está restaurando algum carro antigo com certeza já deve ter se deparado com a seguinte situação: depois de uma árdua batalha à procura "daquela peça" que irá deixar seu automóvel mais original, você finalmente acha a maldita. Porém existe um problema: o preço é absurdo. Claro que o proprietário atual do tão desejado item sabe que possui uma raridade em mãos e, valendo-se disso, coloca o preço que acha que ela vale, mesmo sabendo ser um absurdo de caro. É a velha lei da oferta e da procura, que já foi comentada anteriormente nesta postagem.

Pois bem, falei sobre isso por ter visto à venda no Ebay (por um vendedor brasileiro) um raro manual do proprietário do Volkswagen SP2 dos anos de 72 e 73 pela modesta quantia de U$ 800,00! No câmbio de hoje, algo em torno de R$ 1500,00 mais os custos de envio...



Mas eu fico me perguntando: será que vale tudo isso? Tá certo que o manual está em excelente estado de conservação mas pagar R$ 1500,00 por um manual de proprietário? Será que não é muita ganância por parte de quem possui estes itens ou eu que ainda não me acostumei com este meio e com os valores que giram em torno destes itens raros?

Acho que preciso rever meus conceitos...

Talvez você goste também:

4 comentários

  1. Francisco Ferreira Lima Neto11 fevereiro, 2010

    ele so cobra esse valor exorbitante por estar na europa ou usa e por la o SP2 eh mais raro ainda. deve ser por isso.. n sei.. estou chutando..

    mas se tiveres paciencia e e procurares com bastante afinco, encontrarás aqui no BR sim.

    Boa sorte e parabéns pela dedicação em restaurar um autentico esportivo nacioanl de época.!

    Francisco Neto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos 100 posts. Sei o trabalho que dá, lá pelo meu blog. Aguardo sua visita.

    Mas quanto ao tema, acho sim que está havendo um exagero, para não baixar o nível. Estou vendo coisas absurdas, principalmente pelos "importadores" de antigos.

    ResponderExcluir
  3. O que me chamou mais atenção é que o vendedor é aqui do Brasil. Talvez ele se valha do fato de o SP2 ser muito mais raro no exterior, principalmente nos EUA e na Europa, locais onde a Volkswagen não exportou os SP2.
    E quanto a paciência, a minha está à prova quando procuro as peças pro meu carro.
    Apesar de que tenho amigos verdadeiros que sempre me auxiliam na procura de peças, e é isso que torna o antigomobilismo tão interessante.
    Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que o meu que estou começando a restarar tem o manual. Estive final de semana passado na feira da praça da luz aqui em são paulo, e vi os seguintes itens de SP2:
    Replica de manual R$ 90,00 muito bem feita, encadernada na cor etc
    Volante de SP2 original: r$ 1.300,00 (absurdo)
    Espelho retrovisor externo: R$ 190,00
    Emblema SP2: replica R$ 80,00
    Emblema VW frente replica: R$ 50,00

    Comentei com minha esposa que acho que o nosso SP2 vale mais morto do que vivo.

    abs a todos

    João Carlos Garcia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger