Finalmente algum progresso

julho 26, 2010

Depois de ficar um bom tempo longe da restauração do meu SP2 pude, finalmente, adiantar algumas coisas nele neste final de semana. O tempo fica escasso pois o carro está na casa dos meus pais, um pouco distante do meu bairro, por isso só poderei mexer nele aos sábados. Mas é melhor que nada, hehe...
Neste sábado consegui instalar a tampa original do bocal de combustível, pois a que veio no meu SP2 era de plástico enquanto a original é cromada. Notem que a tampa plástica estava desalinhada em relação à superfície do pára-lama, por isso precisei ajustar uma presilha metálica interna que segura o tubo de abastecimento no lugar. Ainda não ficou 100% por isso vou dar mais uma mexida nele.



Outra coisinha que fiz foi instalar os frisos de inox das soleiras das portas que eu havia comprado há um tempo atrás de um colecionador aqui de Porto Alegre. Este friso vai por cima da borracha de vedação da porta, parafusado nas caixas de ar laterais do carro. Depois de tudo devidamente medido e elinhado, peguei minha Dremel com uma broca de 2,5mm e fiz os cinco furos de cada lado, usando o próprio friso como guia. Usei parafusos de inox também para ter maior durabilidade.



Outro detalhe que me tomou um tempo enorme foi a instalação da antena externa, pois o meu carro estava com uma interna, dessas que vão coladas no pára-brisa. Esta antena é da marca Motorádio e é da mesma época do SP2, portanto não teria problema nenhum em instalá-la quanto a originalidade do carro.
Por trás do painel de instrumentos, visto por baixo, existe um círculo marcado na lata interna do pára-lama, exatamente no local onde vai a antena (acho que isso era feito justamente para facilitar a instalação da mesma). Comecei, novamente, com a Dremel e uma broca para metal de 3mm, furando de dentro para fora, no local indicado. Depois aumentei a bitola do furo com uma broca de 6mm, depois 10mm e finalmente uma de 13mm, já furando de fora para dentro. Depois foi só dar o acabamento no furo e instalar a antena. Vejam o resultado:



Ainda sobrou tempo para instalar as borrachas dos pedais, enviadas pelo Amadeu Tobias. Encaixaram perfeitamente. Bom, nesta foto dá pra notar que eu ainda tenho muito trabalho no interior do carro, principalmente no acabamento da caixa do ventilador e na barra do volante.


Por fim, ainda instalei a tampa plástica do varão de marchas (um detalhe muitas vezes esquecido) e que eu encontrei em um desmanche aqui em Porto Alegre.


Por enquanto é isso.
Gostei muito de poder "botar a mão na massa" novamente, pois já estava com saudades de mexer no SP2. No próximo sábado tem mais.

Talvez você goste também:

6 comentários

  1. Amadeu Tobias27 julho, 2010

    Luciano, verifique se há dois anéis de borracha entre a lataria e o tubo de enchimento do tanque. Pelo tampa do tanque da para ver uma e a outra olhando por dentro do capo. Geralmente elas endurecem e o cano pode ficar desalinhado. Percebi olhando a foto da tampa plástica do varão, que seus assoalhos são originais, pois a junção entre eles esta perfeita, nem parece que há uma emenda de assolhos. Parabéns pelo seu exemplar de SP2. Conte comigo para restaura-lo.

    ResponderExcluir
  2. Amadeu, eu já havia notado que falta o anel de borracha interno (que vai por dentro do capo, mas não tinha me dado por conta que ele poderia ser o responsável pelo desalinhamento da tampa. Obrigado pela dica. Agora tenho mais um item para procurar nos desmenches, hehe...
    Quanto ao assoalho, realmente ele é o original do carro e está em ótimo estado de conservação, apenas está um pouco sujo e com restos de cola da tapeçaria antiga. Mas nada que uma boa limpeza não resolva.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo carro, que pode-se notar é bastante original e com ótima estrutura. Quanto aos serviços executados, qual oficina teria o capricho e cuidado com todos estes detalhes? Só quem gosta e conhece as necessidades do exemplar. Em outras palavras, o próprio dono.
    Abraços,
    Irapuã

    ResponderExcluir
  4. É verdade Irapuã. Quem, melhor do que o próprio dono, para saber todas as manias e "desejos" do seu antigo?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Uma duvida a conexão "T" que divide o combustivel para os dois carburadores do sp2 é de plastico ou tem no mercado alguma conexão desta de metal, pois a minha quebrou e vazou conbustivel pelo motor todo, por soret não aconteceu algo mais grave, aguardo resposta.
    grato
    fabiano
    falomeu@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fabiano, respondi sua dúvida por e-mail.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger