Impressões sobre o SP2 Hot Wheels

julho 16, 2010

O blog Volkswagen SP2 Clássico traz, em primeira mão, as fotos de todos os detalhes do SP2 da Hot Wheels que ainda será lançado aqui no Brasil. Meu grande amigo Amadeu Tobias de São Paulo, arrematou um lote de 10 minis no E-bay e presenteou-me com uma delas que chegou hoje pelos Correios.
Como já tenho certo conhecimento sobre os detalhes e minúcias do SP2 verdadeiro, pretendo fazer uma comparação entre o modelo da Mattel e o SP2 original, destacando seus pontos fortes e fracos.
Bom, chega de papo e vamos aos detalhes.

Uma foto da mini ainda na cartela, já no formato maior e com o logo e a licença oficial da Volkswagen no verso:



Finalmente respirando, fora da cartela:



Tive uma grata surpresa ao analisar os detalhes externos da miniatura. Começando pela traseira, onde os principais detalhes foram fielmente reproduzidos. Estão presentes a grelha que proteje o escapamento, a ponteira na posição correta, o pára-choque de borracha bipartido, além do logo SP2 e a luz de ré, item que eu achei que seria esquecido. Mas como nem tudo é perfeito, a impressão que imita as faixas reflexivas laterais veio danificada no minha miniatura.



As barbatanas laterais estão bem reproduzidas também, apesar de que no carro real elas são em número de dez e na miniatura temos nove, além do ressalto abaixo da ventarola traseira, como podemos comparar nas duas fotos abaixo:



Na frente mais uma surpresa agradável. Foram reproduzidos o logo da VW entre os "bigodinhos", os faróis duplos com as máscaras plásticas, o pára-choque de borracha e os piscas embutidos, todos com suas proporções corretas, com excessão dos "bigodinhos" que estão compridos demais. A tampa do tanque de combustível está no local correto bem como os ressaltos do capô, porém achei as grelhas da refrigeração largas demais. Mas lembrem-se que estamos falando de uma miniatura em escala bem reduzida e é normal que alguns detalhes sofram deformidades.




O chassis está muito bem detalhado também embora eu tenha sentido falta da reprodução dos cabeçotes do motor, como acontece com a miniatura do VW 181 (Thing) por exemplo. Mas o resto compensa: a suspensão traseira e a dianteira estão bem reproduzidas, além do escapamento, das travessas e das estrias do assoalho. 



Mas a melhor parte está reservada para o interior, que está extremamente bem detalhada. Podemos ver o console envolvente que passa pelo meio dos bancos, os quatro relógios logo acima do rádio, do cinzeiro e, logo atrás, a alavanca de mudanças e o freio de mão, todos respeitando as proporções corretas do carro original. Estão presentes, inclusive, os puxadores das portas, o porta-luvas, velocímetro e conta-giros além dos cintos e das fivelas que prendem as bagagens sobre o compartimento do motor.




 Comparem com o original:


As linhas gerais da mini também estão muito fiéis ao original, como podemos comparar com as duas fotos abaixo:



Resumindo: fiquei muito impressionado com a riqueza dos detalhes desta mini que, apesar de ser numa escala bem reduzida, mantém todos os padrões originais do carro. Aliás, este fato vai facilitar o trabalho de quem gosta de customizar suas minis ou tentar deixá-la o mais próximo do real possível, pois com um pouco de tinta e paciência, a mini ficará perfeita.
É certo que a Mattel vem melhorando cada vez mais a qualidade de suas miniaturas e, por mais este motivo, o SP2 tem tudo para ser o próximo clássico da coleção, sumindo rapidinho dos expositores.

Quem quiser mais informações sobre o mundo dos Hot Wheels, é só visitar o excelente blog T-Hunted.

Talvez você goste também:

12 comentários

  1. Realmente Luciano, trabalho muito bom da Mattel. E pela sua exigência nas análises, achei que o carro não passaria pela inspeção, he, he.

    ResponderExcluir
  2. se fosse minha ela iai ficar na embalagen ate...
    XD

    ResponderExcluir
  3. Amadeu Tobias17 julho, 2010

    Luciano, parabéns pelo comparativo, fciou muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Que nada Maurício, isto é mania de plastimodelista que quer ver tudo sempre detalhado ao extremo.
    Bruno, eu não curto muito ter as minis no blister, pelo menos uma delas eu tenho que "ver com os dedos", hehe...
    Meu amigo Amadeu, este comparativo foi possível graças a você. Muito obrigado pela miniatura e pelas peças do SP2.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Luciano, até que pelo tamanho é bem fiel. Pena a caída da traseira que não ficou lá essas coisas, senão seria perfeito.
    Esse SP2 laranja das fotos vc sabe que não está no Brasil?
    Abraços
    Felipe Nicoliello

    ResponderExcluir
  6. Felipe, o SP2 da Hot Wheels ainda não foi lançado aqui no Brasil. Deve chegar por volta de setembro. Só que meu amigo Amadeu Tobias comprou um lote de 10 destes no E-Bay e enviou-me um de presente! É este que aparece nas fotos.

    ResponderExcluir
  7. a minha vai ganhar pneus de borracha e rodas originais volks, da mine do fusca taxi verde e branco da johnny lightning

    ResponderExcluir
  8. Com certeza vai dar um realismo muito maior à mini.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Como possuidor de um SP2, acho que este belo carro totalmente nacional, merecia um trabalho de melhor qualidade. Existe falhas na reprodução e péssimo acabamento (tambem pelo preço que irão cobrar...). Existe um artista no Brasil que faz uma réplica em miniatura, "perfeita", mas pena que custa em torno de R$250,00

    ResponderExcluir
  10. Na realidade, os Hot Wheels da mainline normal nunca tiveram um acabamento muito primoroso, o que não ocorre com as demais séries da Mattel, justamente pelo preço cobrado pelas miniaturas. É bom lembrar, também, que quanto menor a escala, mais difícil é a reprodução de certos detalhes, o que não ocorre com o modelo da Automodelli, que é na escala 1/43 e tem diversos detalhes como espelhos retrovisores, luz de ré e grelha do motor.

    ResponderExcluir
  11. Tenho miniaturado SP2, comprei pra mim e fiquei com minis sobrando. R$ 15,00 a mini, comprando mais de uma podemos conversar. Estou em Juazeiro do Norte - CE. Eh soh entrar em contato pelo email jribeirodesousa@bol.com.br.

    ResponderExcluir
  12. ola sou colecionador de hot wheels e tenho toda a minha coleçao com modelos de 2007 a 2010 lacrados sao modelos antigos ,esportivos e pica ups tenho 2 sp2 vendo por r$30,00 E MAVERICKS AZUL AMARELO E DOURADO VENDO TAMBEM POR R$30,00
    TENHO ALGUNS T-HUNTS ENTRE EM CONTATO POR EMAIL
    erick_vidavitoria@ig.com.br estou em sao paulo capital

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger