Comparativo SP2 x Puma

março 11, 2011

Meu amigo Felipe Nicoliello do blog Puma Classic postou a reportagem que saiu na Revista Fusca & Cia de janeiro de 2011 onde temos o comparativo de um VW SP2 e um Puma, ambos de 75. Como o Felipe falou sobre o Puma eu vou falar um pouco sobre o SP2 da reportagem.


Por fora o carro está muito original, contando com os frisos das calhas de chuva e das pestanas das portas. A única excessão são os copinhos das rodas, que eram prateados e com o logo da VW com fundo preto no centro e as palhetas dos limpadores que eram prateaads também. Interessante notar que a grelha do motor é preta e não prata, algo que não está errado pois este item era vendido como opcional nesta cor.


O interior do veículo é que está mais descaracterizado pois os bancos e as forrações das portas estão revestidas de tecido, o que é errado pois os SP2 nunca saíram de fábrica com estes revestimentos, mesmo os de final de linha como afirma a revista. Aliás, não sei de onde tiraram esta informação pois o manual de peças de janeiro de 1980 consta o revestimento em curvim ou couro e não faz menção ao tecido. No restante está tudo correto: maçanetas dos vidros, puxadores das portas, luz de mapas e toda a relojoaria original.


No motor, os pontos a observar são os cabos de vela na cor amarela e a posição da bobina que está errada, pois era instalada bem ao lado do respiro do óleo, à direita, presa em um suporte metálico que era parafusado na caixa de ar da ventoinha.


A revista aponta dois defeitos crônicos do SP2, e quem possui um sabe bem do que estou falando, que é a má ventilação do motor e o calor excessivo do interior do habitáculo, em virtude de um ventilador muito pequeno instalado embaixo do painel. Aliás uma das razões das baixas vendas do SP2 era o fato de que era quase impossível "envenenar" o motor plano do SP2, ao contrário dos Puma que já tinham kits de "venenos" de fábrica, os chamados Pumakit, que elevavam consideravelmente a potência do motor.


Matéria enviada por Ricardo Thomé.

Talvez você goste também:

5 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger