Mais um paulista

março 17, 2011

O magnífico SP2 desta postagem pertence ao meu mais novo amigo Rafael Marchesi de São Paulo.  É um modelo 74 na cor titânio metálica. Bom mas eu falo um pouco mais sobre esta cor depois...
O carro foi comprado em dezembro de 2007 em Mogi Mirim/SP e estava em estado razoável mas com vários itens não originais como rodas, espelhos, limpadores de parabrisa, maçanetas e borrachas, além da forração dos bancos e portas e do painel, pintado na cor do carro, que nesta época era prata, cor incorreta para este ano. Após garimpar as peças que faltavam, muitas pesquisas e dicas deste modesto blog, eis que 3 anos e 10 meses depois a restauração estava concluída. E o resultado vocês apreciam agora.







Mas vamos falar da cor.
Em 1974 a Volkswagen disponibilizava 5 cores metálicas para os SP2. Eram elas: Amarelo Apolo, Castanho, Verde Mentol, Violeta Pop e Titânio. Até aí morreu o Neves. O problema é que eu tinha como titânio a tonalidade do SP2 da foto abaixo:


Notem que parece uma cor puxando para um prata azulado, bem mais clara que a tonalidade do carro do Rafael. Mas creio que a tonalidade correta é a do Rafael pois o meu amigo Cesar Manzione está restaurando um SP2 e também escolheu o Titânio para pintar seu carro e a tonalidade que ele chegou é a mesma. Dêem uma olhada nesta postagem do blog do Cesar em que ele fala da cor do seu SP2.
Esta cor pode ser confundida com a Azul Astral metálico que era oferecida nos anos de 73 e 75 somente, só que até agora nunca vi um SP2 nesta cor (o azul). Se alguém tiver uma foto de um SP2 Azul Astral, por favor envie para mim para podermos tirar a dúvida.

Talvez você goste também:

12 comentários

  1. Mesmo assim no mostruário de cores ela me parecia mais puxando pro cinza do que azul... O nosso amigo usou o Titânio Metálico do catálogo Glasurit mesmo? Se foi aí ferrou... A cor é linda, de fato, mas não tem nada a ver com o prata que está no meu documento.

    Voltando ao título do meu post: vai saber....

    ResponderExcluir
  2. É Cesar, a novela desta cor está longe de acabar. Se bem que não podemos acreditar muito em fotos pois mudam muito a tonalidade exata da cor.
    Vamos ver o que o Rafael tem a dizer sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Cesar e Luciano.

    O catálogo foi o Glasurit mesmo, inclusive a cor do ´catálogo que vi foi mesma do postado no Blog co Cesar... Solicitei ao pintor que antes fizesse um teste numa chapa e a cor foi exatamente a do catálogo, portanto o titânio metálico é bem azulado mesmo.
    Como nunca tinha visto essa cor em nenhum SP2, nem mesmo no catálogo de cores do Fusca Clube do Brasil, fui em frente e confesso, fiquei bastante feliz com escolha. Caro Cesar, acho que também terei que trocar o documento...
    Um abraço a todos
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Amadeu Tobias18 março, 2011

    Rafael, parabens pelo seu exemplar, realmente esta fantastico. Voce fez um excelente trabaldo de restauracao.
    Me diga onde consegui este painel original.
    Depois, se voce permitir, gostaria do seu e-mail. Temos um evento em SP mes que vem e gostaria de convida-lo para levar SP2.
    Abracos
    Amadeu Tobias

    ResponderExcluir
  5. Olá Amadeu, boa noite.
    Obrigado pelos elogios.
    O painel estava pintado de prata e fizemos a restauração utilizando uma cor do renault se não me engano (assim que receber o teu e-amil mando umas fotos de como era). Tenho uma amostra aqui comigo também de um painel pintado em chapa.
    O restante foi realizado um trabalho de tapeçaria, bem como foram restaurados todos os mostradores e relógios. Tenho também os contatos e endereços.
    Quanto ao encontro será uma honra poder participar. Meu e-mail é: rafaelmarchesi@uol.com.br. entre em contato.

    Um abraço

    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Amadeu, vocês já tem algum folheto informativo sobre o evento? Terei o maior prazer de anunciar aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Esse tom de azul ficou de chorar de tão bonito. Ainda mais com o interior preto/caramelo do SP2.
    Nota 1000

    ResponderExcluir
  8. Rafael, esta é uma das cores que eu acho mais bonitas no SP2, além da Ouro Vila Rica.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Este SP2 acima é meu comprei de um colecionador em Curitiba e foi vistoriado pelo VCC de CURITIBA - PR meu carro é placa preta será que o VCC pisou na bola mesmo assim prefiro esta cor mais clara que é muito mais bonita e combina com o estilo do carro.
    Valeu
    Marcos Kowalczuk
    Brasilia - DF
    SP2 PLACA PRETA 73
    PUMA GTB SII
    PUMA GTS 79

    ResponderExcluir
  10. Olá marcos. Esta história de cores sempre deu muito pano pra manga. Eu até hoje não sei quem está correto. Creio que só uma pessoa que tenha trabalhado na VW na época (de preferência no setor de pintura) que poderia matar esta charada.
    Vou continuar a pesquisar e ver se acho mais alguma coisa sobre estas cores.

    ResponderExcluir
  11. Difícil fazer uma afirmação, mas sou das antigas e tivemos SP2 na época. Sinceramente não lembro de carros novos como o azul mais escuro acima ainda que não afirmo não tenha existido esta tonalidade. Já o prata-azulado mais claro, embora raro de se ver, existia originalmente. Não me atrevo a especificar os anos de fabricação ou nome da cor.

    ResponderExcluir
  12. Caro Irapuã, na realidade acho que ninguem se atreveria a afirmar algo quando se trata de cores originais. Seria bom tentar achar alguém que tenha vivenciado isto na prática na época da VW.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger