Relojoaria

setembro 21, 2011

Ontem foi feriado aqui em Porto Alegre, por conta das festividades da Revolução Farroupilha e, nada melhor que aproveitar o ócio para fazer algo de útil. Desci na garagem e encarei um desafio: tirar os relógios do painel do SP2 para dar um trato neles.
Comecei desconectando os fios e numerando cada um deles para não me perder na hora de remontar tudo no lugar novamente, mesmo tendo o esquema elétrico do carro em mãos. Confesso que eu esperava algo mais complicado mas foi bem simples retirá-los do lugar, bastando retirar os parafusos das presilhas e puxá-los com cuidado.
Como já tinha retirado os quatro mostradores mais o velocímetro e o conta-giros, resolvi soltar também a capa central do painel. Processo extremamente simples, pois a peça é fixada por quatro borboletas (no meu caso, pois não me parecem ser originais do carro), uma em cada extremidade e duas ao centro. Bom, não me contive e retirei também o painel do carro. Para isso é preciso soltar dois parafusos ao fundo da peça, a alça que fica acima do porta-luvas e mais dois parafusos laterais. Puxa-se a peça em direção aos bancos, tendo cuidado para que ela não quebre as alavancas da coluna do volante.

Parte interna do painel e a data, 26/02/1975:


Como eu já desconfiava, a parte de cima do painel foi refeita com resina, porém o trabalho ficou muito bem executado, sem bolhas e bem nivelado. Uma pena é que sumiu o aspecto corrugado que o painel apresentava na parte superior, ficando todo liso.

Aqui o relógio de horas e a data 15/12/1974:


O corpo do relógio é da masca VDO mas a máquina é Kienzle


A máquina, aliás está perfeita e o relógio funciona que é uma beleza, porém ele adianta um pouco. E, para minha grata surpresa, existe um pequeno parafuso na traseira do relógio que serve justamente para acertar seus adiantos e atrasos.



O marcador de temperatura do motor é o que vai dar mais trabalho, pois o fundo está esbranquiçado e a base do ponteiro descascou.



Lateral da peça, 15/01/1975:




O velocímetro está com as letras bem amareladas, mas o fundo até que está em boas condições, precisando apenas de uma limpeza.



Já o conta-giros, além de estar com os números amarelados, está com o ponteiro desbotado e o fundo um pouco mais judiado que o velocímetro. O carimbo da data já não está mais legível.



Já vi que terei um bocado de trabalho para renovar estas peças, mas tenho certeza de que vai valer a pena. Assim que tivar mais fotos, vou postando aqui.


Talvez você goste também:

7 comentários

  1. Luciano, esta parte é muito legal de fazer, porque realmente dá ótimos resultados visuais. Quanto aos números amarelados, tu pretende refaze-los( deixando-os brancos ), ou vai manter o amarelo.
    Vai postando os resultados.
    Abs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Celso, pretendo limpar com muito cuidado os numerais para deixá-los mais brancos. Claro que não vou conseguir deixar 100% mas já vai dar outra cara para o painel.
    Neste findi eu posto algumas fotos.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo,adquiri um contagiros do sp2 para instalar no meu fusca,gostaria de saber como instalar o mesmo,não sei onde ligar os fios que vem da bobina e da bateria rsrs,se o amigo puder me ajudar meu email é christian_burkart_5@hotmail.com ... desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Pena que vc não faz isso prá fora ou faz? porque estou precisando desmontar os relógios do meu puma gts,que tem os copos e relógios bem parecidos co o sp2.

    ResponderExcluir
  5. Leci, na realidade eu nunca pensei em fazer este trabalho para alguém. Mas não tem mistério nenhum, o mais chato e tirar os aros cromados.
    se quiser entre em contato comigo pelo e-mail do blog que eu te dou umas dicas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. boa noite, cara, to com o mesmo problema do leci... preciso dar aquele tapa no disco do painel e no vidro do painel do meu GTS tb...rsrs é facil de fazer cara? poste as fotos do seu... muito bom seu blog!! ta de parabens, muito bem explicado, o problema é que de tao bom volta e meia aparece um PUMEIRO perdido...rsrsrs me de um help ai irmao, abraço

    ResponderExcluir
  7. Grande Robson!
    As vezes aparece uns pumeiros por aqui e sempre são bem-vindos, hehe...
    O disco do meu velocímetro eu limpei com um cotonete embebido em água e detergente de louça mesmo. Mas tem que ser bem cuidadoso pois o fundo destes mostradores é fosco e se esfregar muito o fundo ele acaba ficando mais brilhante que o resto. O negócio e tentar limpar só por cima dos números mesmo.
    Já os vidros eu mandei fazer de novo. Levei o original em uma vidraçaria e eles cortaram um igual na mesma espessura.
    Se precisar de mais umas dicas me mande um e-mail: vwsp2classico@gmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger