Relojoaria

setembro 21, 2011

Ontem foi feriado aqui em Porto Alegre, por conta das festividades da Revolução Farroupilha e, nada melhor que aproveitar o ócio para fazer algo de útil. Desci na garagem e encarei um desafio: tirar os relógios do painel do SP2 para dar um trato neles.
Comecei desconectando os fios e numerando cada um deles para não me perder na hora de remontar tudo no lugar novamente, mesmo tendo o esquema elétrico do carro em mãos. Confesso que eu esperava algo mais complicado mas foi bem simples retirá-los do lugar, bastando retirar os parafusos das presilhas e puxá-los com cuidado.
Como já tinha retirado os quatro mostradores mais o velocímetro e o conta-giros, resolvi soltar também a capa central do painel. Processo extremamente simples, pois a peça é fixada por quatro borboletas (no meu caso, pois não me parecem ser originais do carro), uma em cada extremidade e duas ao centro. Bom, não me contive e retirei também o painel do carro. Para isso é preciso soltar dois parafusos ao fundo da peça, a alça que fica acima do porta-luvas e mais dois parafusos laterais. Puxa-se a peça em direção aos bancos, tendo cuidado para que ela não quebre as alavancas da coluna do volante.

Parte interna do painel e a data, 26/02/1975:


Como eu já desconfiava, a parte de cima do painel foi refeita com resina, porém o trabalho ficou muito bem executado, sem bolhas e bem nivelado. Uma pena é que sumiu o aspecto corrugado que o painel apresentava na parte superior, ficando todo liso.

Aqui o relógio de horas e a data 15/12/1974:


O corpo do relógio é da masca VDO mas a máquina é Kienzle


A máquina, aliás está perfeita e o relógio funciona que é uma beleza, porém ele adianta um pouco. E, para minha grata surpresa, existe um pequeno parafuso na traseira do relógio que serve justamente para acertar seus adiantos e atrasos.



O marcador de temperatura do motor é o que vai dar mais trabalho, pois o fundo está esbranquiçado e a base do ponteiro descascou.



Lateral da peça, 15/01/1975:




O velocímetro está com as letras bem amareladas, mas o fundo até que está em boas condições, precisando apenas de uma limpeza.



Já o conta-giros, além de estar com os números amarelados, está com o ponteiro desbotado e o fundo um pouco mais judiado que o velocímetro. O carimbo da data já não está mais legível.



Já vi que terei um bocado de trabalho para renovar estas peças, mas tenho certeza de que vai valer a pena. Assim que tivar mais fotos, vou postando aqui.


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