Garagem da Vez (2)

novembro 30, 2011

A postagem de ontem foi um pequeno aperitivo. Hoje começo a mostrar os Volkswagens da coleção. Com a palavra o proprietário:

VW Kombi 1500 standard, branco lótus, 1970. Adquirida em 2005 de um engenheiro que era o segundo dono. O primeiro tinha uma quitanda num bairro aqui da cidade e só usava para levar mercadorias para seu estabelecimento, com muito cuidado, colocando até protetores para não esfolar as laterais, fazendo até revisões em agências da VW. Fiz estofamento no padrão original, que havia sido feito em tecido pelo segundo dono, e dei um banho de tinta, pois a pintura era original mas estava muito desbotada. Comprei com 141.000km e está hoje com 143.000km.







VW Brasilia 1600, azul colonial, 1978. Adquirida em 2004 de uma professora numa cidade do interior que a tirou zero e só vendeu porque o sobrinho estava usando o carro quando ela parou de dirigir pela idade avançada. Comprei com 64.000km e hoje está com 66.000km.








Amanhã tem a terceira parte.

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2 comentários

  1. Rafael Barouki01 dezembro, 2011

    Muito interessante. Já tinha visto várias Kombis em exepcional estado de preservação, mas essa Brasília, está impecável, parece 0 km.

    Parabenizo o dono desses carros pelo capricho e dedicação.

    Gostaria de tirar uma dúvida, bem torpe: a motorização da Brasília é a mesma que a do SP2, correto? Ou muda alguma coisa? Sei que o SP2 tem carburação dupla, claro, mas gostaria de saber melhor a respeito, sempre vejo as pessoas falarem ''que o motor da Brasília serve no SP2.''

    Saudações

    Rafael Barouki

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  2. Grande Rafael.
    É o seguinte: o motor do SP2 é do tipo "deitado" onde a ventuinha é baixa, girando no mesmo eixo do virabrequim (igual ao motor da Variant, porém com cilindrada aumentada para 1700cc). O motor da Brasilia se parece mais com o do Fusca que tem ventuinha alta, na parte traseira do motor e sendo acionada pela correia do dinamo/alternador.
    É interessante notar que se a correia do alternador do SP2 rebentasse com o carro em movimento, a ventuinha não parava de funcionar, pois ela é acionada pelo virabrequim (claro que o alternador não iria carregar a bateria).
    Um abraço.

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