Carburadores Solex 32/34 PDSIT

fevereiro 28, 2012



O motor do meu SP2 está na reta final para ser enviado a uma oficina especializada em carburação para que eles efetuem os ajustes e a devida equalização dos carburadores. Mas antes disso eu os enviei para uma limpeza geral, descarbonização e troca de juntas e demais componentes. Vejam o antes e depois nas fotos abaixo:

carburador Solex 32PDSIT_01

carburador Solex 32PDSIT_02

carburador Solex 32PDSIT_03

carburador Solex 32PDSIT_04

carburador Solex 32PDSIT_05

carburador Solex 32PDSIT_06

carburador Solex 32PDSIT_07

carburador Solex 32PDSIT_08

carburador Solex 32PDSIT_09

carburador Solex 32PDSIT_10

carburador Solex 32PDSIT_11

carburador Solex 32PDSIT_12

carburador Solex 32PDSIT_13

carburador Solex 32PDSIT_14
  
E por falar em carburação, pretendo mostrar um pouco dos detalhes do carburador que equipa o Volkswagen SP2.
O carburador tem por função entregar e dosar a mistura gasolina/ar que entra na câmara de combustão, levando em consideração fatores como velocidade, carga e temperatura do motor. Os carburadores que equipavam os SP1 e SP2 eram diferentes: o Solex 32 PDSIT equipava o SP1 enquanto o Solex 34 PDSIT alimentava o SP2 (dados da própria Volkswagen). Segundo o catálogo da Brosol, o 32 PDSIT equipou os SP2 de 04/72 a 09/72 e, após esta data, utilizou-se o 34 PDSIT. Desta forma, os carburadores do meu SP2 estão errados, pois são do modelo 32 PDSIT.

carburador Solex 32PDSIT_15

Os dois carburadores são idênticos, de ação descendente com cuba de nível constante e bomba de aceleração acionada por diafragma. O que os diferencia são as larguras do bocal de admissão, sendo 32mm e 34mm, respectivamente. As especificações dos gicleurs, venturi e volume da bomba também diferem em cada modelo. Cada grupo de dois cilindros de cada lado do motor é alimentado por um carburador, através de dois coletores de admissão curtos, interligados por um tubo de compensação, sendo que o vácuo para recuo do distribuidor é obtido pelo carburador da esquerda somente.

carburador Solex 32PDSIT_16


Estes carburadores possuem um sistema, um tanto problemático, de afogador automático, constituído por uma mola bi-metálica, sensível à temperatura, que se contrai e se expande, fechando e abrindo a borboleta do abafador. Este sistema operava da seguinte forma: antes da partida e com o motor ainda frio, pressionava-se o acelerador até o fundo, soltando-o em seguida, para que a borboleta do abafador se feche totalmente. Deve-se dar a partida no motor logo após girar-se a chave na ignição, pois uma corrente elétrica é enviada às molas bi-metálicas, aquecendo-as, de modo que qualquer demora na ignição fará com que as borboletas abram-se prematuramente. É comum, em locais não muito frios, que este sistema seja desligado, deixando as borboletas do abafador sempre abertas. Como estas molas são muito sensíveis, normalmente elas se partiam por efeito da corrosão, por isso é bem raro que um SP2 nos dias atuais esteja com este sistema funcionando perfeitamente.
A empresa Brosol produz este carburador sob licença da Solex aqui no Brasil, com as mesmas características dos modelos 32 e 34 PDSIT para suprir o comércio interno de peças de reposição.

Estou disponibilizando para download um material de apoio contendo o catálogo original da Solex (em alemão) com as especificações de todos os componentes do carburador, além de detalhes de operação (inglês) e vistas explodidas (inglês/alemão) e a tabela de regulagem dos carburadores Brosol (português), com as especificações dos gicleurs e venturi.

Aproveite e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter e Orkut.

Talvez você goste também:

3 comentários

  1. Thank you so much for providing such a information. It has a big help for me. Hope to see more info updated.I must bookmark this article!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog. Tenho um pedido de informação para fazer: ganhei um carburador 23-34, lado esquerdo, acho que era para kombi a álcool, pois é cromado. Dá para adaptar em um motor 1300 do fusca? Já até coloquei, ficou com um som muito bom na lenta, mas não dá aceleração e está trêbado (bebendo muito), mesmo na lenda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar estas informações, tenho um Puma GTS 1980 que usa estes carburadores.
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger