Fotos antigas do Pápa-Léguas

julho 20, 2012

Eu sempre tive curiosidade de saber como tinha sido a antiga reforma do meu SP2, mas isso era quase impossível descobrir pois eu só sabia que o carro era de Lages/SC e mais nada. Não tinha noção de quem era o antigo dono nem em que ano ele havia sido reformado. Eu digo reforma pois uma restauração vai muito mais além do que foi realmente feito no carro, mas isso vocês verão depois.
Bom, minha curiosidade acabou nesta semana, pois o meu grande amigo Stéfano "Indiana Jones" Giglioli enviou-me um e-mail afirmando que tinha fotos da reforma do Pápa-Léguas e disse que, por pouco, não tinha comprado o carro, inclusive já havia visto até o valor do guincho para buscá-lo. Que mundinho pequeno nós vivemos...

Com isto acabei confirmando uma suspeita que eu tinha: a cor original do carro era vermelho! Eu desconfiava pois dentro das portas e em partes de difícil acesso lá estava o vermelho escondido.
Mas confesso que fiquei contente e um pouco triste com estas fotos. Eu explico: no fundo eu sempre soube que meu SP2 não era assim uma "Brastemp" no quesito funilaria, e sabia que, por baixo daquela tinta amarela reluzente, estava escondido um pouco de massa plástica. Só que as fotos revelaram que o "pouco" na realidade era "muito"... Vamos às fotos (tiradas em 2003).

Portas, teto, colunas e pára-lamas: todos vermelhos:
Reforma do Volkswagen SP2_01

Muita massa plástica:
Reforma do Volkswagen SP2_02

Reforma do Volkswagen SP2_03

A frente parece uma pizzaria de tanta massa:
Reforma do Volkswagen SP2_04

O chassis até que foi bem trabalhado. Notem o coração (um tanto cansado) do carro mais ao fundo:
Reforma do Volkswagen SP2_05

Aqui já vemos ele todo amarelo:
Reforma do Volkswagen SP2_06

Depois da reforma:
Volks SP2 reformado_01

Notem que, desde o início, ele sempre esteve calçado com as rodas da Brasilia:
Volks SP2 reformado_02

Volks SP2 reformado_03

O interior era caramelo e o volante já não tinha mais o botão da buzina:
Volks SP2 reformado_04

O maldito retrovisor instalado diretamente na porta, que me rendeu um furo de 12mm que terá de ser tampado. Notem o desnível entre os frisos refletivos da porta (hoje a diferença é maior):
Volks SP2 reformado_05

Volks SP2 reformado_06

Carpetes marrons:
Volks SP2 reformado_07

Volks SP2 reformado_08

O carpete do porta-malas dianteiro ainda é o mesmo da foto:
Volks SP2 reformado_09

Esta foto mostra alguns detalhes interessantes. As máscaras dos faróis não encaixam perfeitamente nos alojamentos, deixando vãos entre o plástico e as lentes. O pára-choques é uma reprodução em fibra, fora do padrão original, pois deveria encostar no ressalto logo abaixo dos faróis, além de serem mais arredondados que o modelo original de fábrica. Alem do mais (nesta foto não fica visível) os piscas estão errados pois tem a borda inferior ovalada, enquanto os originais tem os quatro cantos retos.
Volks SP2 reformado_10

Quem me vê falando assim pode achar que eu estou exagerando, afinal o carro está muito bonito externamente, mas o tempo todo em que eu pesquisei a história do carro, as conversas que tive com outros proprietários de SP2, acabam mostrando que todos estes detalhes fazem a diferença, pelo menos para mim.
Meu objetivo agora é tentar deixá-lo o mais original possível, mas sei que será uma tarefa árdua.

Mais uma vez eu agradeço ao Stéfano por compartilhar as fotos comigo.
Amigos assim estão cada dia mais escassos...

Talvez você goste também:

3 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger