Como reconhecer um autêntico motor VW 1700?

outubro 16, 2012

Muita gente já me fez esta pergunta: afinal, como saber se o motor que está num SP2 é um autêntico 1700? Como sabemos os motores 1600 e 1700 são aparentemente iguais à primeira vista. Eu disse "aparentemente"...

Motor Volkswagen 1700 detalhado

Felizmente existem pequenas diferenças entre os dois motores que podem ser úteis no momento da compra de um SP2 para sabermos se estamos diante de um legítimo 1700, ou se é apenas um motor 1600 de Variant "disfarçado", e não acabarmos comprando gato por lebre.

Eu havia falado nesta postagem sobre a válvula reguladora de pressão do óleo, que está presente em todos os motores VW (1300, 1500, 1600 - Kombi, Variant, Brasilia, Fusca, TL, Karmann-Ghia e demais membros da família). Acontece que o motor 1700 é o único que tem este sistema duplo, ou seja, ao invés de um único parafuso de regulagem externo, teremos dois, um na parte traseira perto da ventoinha e outro mais à frente, perto da caixa de câmbio, como mostram as fotos abaixo.

Detalhes do motor VW 1700_a

Esta última, atua mais como uma válvula de alívio de pressão, liberando parte do óleo de volta para o cárter caso a pressão interna ultrapasse 2 ATM.

Detalhes do motor VW 1700_b

Esta é a principal diferença entre os dois motores e, certamente, atesta que, pelo menos, o bloco do motor é original.
Outra forma de nos certificarmos sobre a cilindrada do motor é verificando a numeração de fábrica do cabeçote, que também é exclusivo do SP2, em função da bitola dos pistões ser de 88mm. Para isto basta ter em mãos uma chave de fenda e retirar a tampa do cabeçote (aquela tampa preta presa com um grande grampo de metal), forçando o grampo para que ele desencaixe da tampa. Ao olharmos o cabeçote de frente, já sem a tampa, veremos a numeração de fábrica logo abaixo do balancim, no centro da peça. A numeração original do cabeçote do SP2 é 041.101.355.2

A foto abaixo é do meu amigo Andrés Sebastian Miglio e não é do cabeçote original do SP2. É só para ilustrar onde está localizada a numeração.

Detalhes do motor VW 1700_c

Outros indícios da originalidade do motor são os carburadores da marca Solex modelo 34-PDSIT que equipavam os SP2. É fácil verificar o modelo dos carburadores, pois ele está estampado no lado da cuba de gasolina.

Detalhes do motor VW 1700_d

Mais um detalhe que existe nos SP2 (e também no Bizorrão) é o sensor de temperatura, localizado bem ao lado da base do tudo de enchimento de óleo do cárter. É bem fácil a localização, conforme a foto abaixo.

Detalhes do motor VW 1700_e

Com estas dicas fica mais fácil reconhecer um motor 1700 sem muito esforço. Claro que, para termos total segurança, o único jeito seria retirar o cabeçote e medir o diâmetro dos pistões, mas este é um procedimento muito complicado que requer tempo e experiência para ser realizado.

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