Como reconhecer um autêntico motor VW 1700?

outubro 16, 2012

Muita gente já me fez esta pergunta: afinal, como saber se o motor que está num SP2 é um autêntico 1700? Como sabemos os motores 1600 e 1700 são aparentemente iguais à primeira vista. Eu disse "aparentemente"...

Motor Volkswagen 1700 detalhado

Felizmente existem pequenas diferenças entre os dois motores que podem ser úteis no momento da compra de um SP2 para sabermos se estamos diante de um legítimo 1700, ou se é apenas um motor 1600 de Variant "disfarçado", e não acabarmos comprando gato por lebre.

Eu havia falado nesta postagem sobre a válvula reguladora de pressão do óleo, que está presente em todos os motores VW (1300, 1500, 1600 - Kombi, Variant, Brasilia, Fusca, TL, Karmann-Ghia e demais membros da família). Acontece que o motor 1700 é o único que tem este sistema duplo, ou seja, ao invés de um único parafuso de regulagem externo, teremos dois, um na parte traseira perto da ventoinha e outro mais à frente, perto da caixa de câmbio, como mostram as fotos abaixo.

Detalhes do motor VW 1700_a

Esta última, atua mais como uma válvula de alívio de pressão, liberando parte do óleo de volta para o cárter caso a pressão interna ultrapasse 2 ATM.

Detalhes do motor VW 1700_b

Esta é a principal diferença entre os dois motores e, certamente, atesta que, pelo menos, o bloco do motor é original.
Outra forma de nos certificarmos sobre a cilindrada do motor é verificando a numeração de fábrica do cabeçote, que também é exclusivo do SP2, em função da bitola dos pistões ser de 88mm. Para isto basta ter em mãos uma chave de fenda e retirar a tampa do cabeçote (aquela tampa preta presa com um grande grampo de metal), forçando o grampo para que ele desencaixe da tampa. Ao olharmos o cabeçote de frente, já sem a tampa, veremos a numeração de fábrica logo abaixo do balancim, no centro da peça. A numeração original do cabeçote do SP2 é 041.101.355.2

A foto abaixo é do meu amigo Andrés Sebastian Miglio e não é do cabeçote original do SP2. É só para ilustrar onde está localizada a numeração.

Detalhes do motor VW 1700_c

Outros indícios da originalidade do motor são os carburadores da marca Solex modelo 34-PDSIT que equipavam os SP2. É fácil verificar o modelo dos carburadores, pois ele está estampado no lado da cuba de gasolina.

Detalhes do motor VW 1700_d

Mais um detalhe que existe nos SP2 (e também no Bizorrão) é o sensor de temperatura, localizado bem ao lado da base do tudo de enchimento de óleo do cárter. É bem fácil a localização, conforme a foto abaixo.

Detalhes do motor VW 1700_e

Com estas dicas fica mais fácil reconhecer um motor 1700 sem muito esforço. Claro que, para termos total segurança, o único jeito seria retirar o cabeçote e medir o diâmetro dos pistões, mas este é um procedimento muito complicado que requer tempo e experiência para ser realizado.

Talvez você goste também:

16 comentários

  1. Ricardo Mallio Mansur16 outubro, 2012

    Essas informações para mim são novidade! Valeu! Não sabia que a fábrica havia feito todas essas alterações. O que deixou esse carro com fraco desempenho foi a corôa e pinhão 8:31, muito desmultiplicada com a 4ª 0,89! Pra piorar, pneus com enorme diâmetro! Tudo para preservar a imagem e a durabilidade em detrimento do desempenho! Se tivessem colocado uma corôa e pinhão 8:35, não haveriam problemas com todas as precauções corrigidas quanto a pressão do óleo e os dois "by pass"! Com certeza o desempenho e o nome de verdadeiro "esportivo" seriam bem mais respeitados!

    ResponderExcluir
  2. 8:35 ficaria muito reduzido... eu apostaria em 8:33 que usei no meu fusca 2017 cm3... bom de arrancada e execelente para viagens a 100 km/h

    ResponderExcluir
  3. Luciano, o cabeçote da foto é o original? Se for a numeração que vc citou tá errada. Na foto aparece 041.101.375.2.

    Obrigado pelo post mesmo assim!

    Abraços!

    Cesar

    ResponderExcluir
  4. Luciano, no Suplementos de Peças do SP-1 e SP-2 tem toda as numerações das peças dos motores. Os motores 1.700cc tinham número de bloco iniciando com as letras BL e os 1.600cc com as letras BV. Os carburadores do 1.600cc (SP-1, Variant, TL, TC) são os Solex H-32-PDSIT. Em breve vou publicar as tabelas de regulagem da Brossol para todos os carburadores VW no blog do KG.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, desculpem mas eu não deixei claro na postagem. A foto do cabeçote não é o original do SP2. A numeração do original, segundo o manual de peças, é mesmo 041.101.355.2

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber aonde fica estampado o nºdo motor no vw 1600 adaptado para buggy. Se é facil, localiza-lo no buggy. Quem puder me esclrecer fico muito grato, pois estou pra comprar um e preciso identifica-lo.Hoje,29/04/2013.

    ResponderExcluir
  7. paz seja em sua casa.
    bom dia,
    Amigo tenho em estoque carcaça de motor 1700 original na caixa. se interessar.
    ligue : (11) 5514-5107
    vendas@mixautopecas.com

    www.mixautopecas.com

    http://mixautopecas.com/catalogsearch/result/?q=carca%C3%A7a+de+motor

    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Amigos um motor com a numeração iniciada com as letras SP seria também de 1.700 cc de SP2?

    ResponderExcluir
  9. Pessoal estou a procura de um SP2 para reformar com meu pai, moro em Brasília se vcs souberem de algum aqui por perto por favor me avisem, próximo a Belo Horizonte também fica fácil para mim. Abraços, Mateus Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus boa noite. Comprei 2 sp2 um 74 e um 75, para restauracao mesmo. Nao tem motor, tem que procurar. Paguei 7.500,00 nos dois. vou fazer um pra mim, porem a pessoa queria vender os dois juntos. Se interessar em ficar com um vendo pra voce, pelo preco que paguei. R$ 3.750,00 saiu cada um. Estao em campo grande. Se tiver interesse add meu whats (18) 98105.8440 Tim. Me chamo marcelo.

      Excluir
  10. Tenho um TL e preciso trocar a ventoinha do motor pode me dar uma dica de como fazer?

    ResponderExcluir
  11. Oi Elias, dê uma olhada nessa postagem: http://vwsp2classico.blogspot.com.br/2009/10/mecanica-3.html

    ResponderExcluir
  12. Eu queria arrumar um carburador 1700 para colocar na minha kombi como faço

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOM GOSTEI QUERO MAIS IMFORMACAO

    ResponderExcluir
  14. Antonio Alfredo09 março, 2016

    GOSTEI MUITO EM VER ESSAS INFORMAÇÕES SOBRE CAIXA E MOTORES VW , OBRIGADO E PARABÉNS

    ResponderExcluir
  15. Retifica e Auto Peças JR22 junho, 2016

    Eu gostaria de saber como reconhecer um balancim do motor SP2...e se tem algum tipo de numeração especifica que o difere dos demais balancins comuns.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger