Numeração original da caixa de câmbio do SP2

dezembro 17, 2012

Muito se fala na "lendária" caixa de câmbio alongada do Volkswagen SP2 e muita gente acha que é só boato, que ela nunca existiu, que era igual a dos Fuscas, etc... Bom ela existiu sim e tinha numeração própria que, como o motor original 1700, começava com as letras BL. Aliás, falando em motor, aqui eu mostro como verificar a numeração do 1700. Esta caixa "alongada" possui uma relação pinhão / coroa de 8x31 e sua  razão de transmissão é a seguinte:
1ª marcha: 1 : 3,80
2ª marcha: 1 : 2,06
3ª marcha: 1 : 1,32
4ª marcha: 1 : 0,89
marcha a ré: 1 : 3,88

As numerações das caixas de câmbio de todos os modelos Volkswagen seguem o mesmo padrão e, o que distingue cada modelo são justamente as letras. Abaixo seguem as possíveis numerações e sua relação pinhão / coroa entre parenteses:
BC - Brasilia 1300 Álcool ( 8 X 35 )
BL - SP2 ( 8 X 31 )
BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
PC - Variant II ( 8 X 33 )
PD - Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
PM - Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

Vou explicar nesta postagem como proceder para verificar a marcação destes números na caixa de câmbio. O correto seria levantar o carro em um elevacar, ou então em um macaco do tipo jacaré, pois os números ficam bem escondidos, entre os garfos que prendem a caixa ao chassis e, normalmente, é um local que pega muita lama e óleo, dificultando ainda mais a leitura dos dígitos. Esta numeração é impressa no lado direito da caixa (lado do carona), mais ou menos na parte central da caixa, logo abaixo do logotipo da VWB em um ressalto na parede da caixa. A foto abaixo mostra bem o local.

Numeração Caixa de Câmbio Volkswagen_01

Se você não tiver um macaco do tipo jacaré, pode utilizar uma rampa destas que temos em alguns postos de gasolina ou em lavações. Mas se você não tiver nada disso disponível, dá pra fazer o serviço usando o macaco do próprio carro, mas será necessário retirar a roda traseira direita e deitar-se embaixo do carro para visualizar a marcação.
Eu fiz isso hoje com o Pápa-Léguas e, para meu alívio, vi que a caixa de câmbio dele é original mesmo, com numeração iniciando com BL:

Numeração Caixa de Câmbio Volkswagen_02

Uma boa notícia é que, conforme podemos observar na listagem, os Fuscas acima de 84 e os Itamar, além dos Gol BX 1600, possuem a mesma caixa do SP2, com as mesmas relações de marchas. Assim fica mais fácil encontrar uma caixa para seu SP2 caso você precise trocar. Nos câmbios mais novos a numeração fica no mesmo local, porém não iniciam com as letras BL que são exclusivas do SP2.
Em tempo: meu amigo Ralf Pomerening confirmou que a Kombi nova (modelo Flex) também utiliza o câmbio com as mesmas relações de marcha que o SP2.

Numeração Caixa de Câmbio Volkswagen_03

Agradecimento especial ao pessoal do Clube do Fusca Poços de Caldas.

Talvez você goste também:

48 comentários

  1. Luciano...!! td bem?
    Cara.. soh acrescentando o belo post... a kombi nova (a fex) também usa a mesma caixa do SP2 (mesmas relações)... Abraço
    Ralf Pomerening

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela informação Ralf.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. uma coisa amigo a coroa do gol bx 1600 tem que ser refurada para encaixe na caixa satelite do fusca

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo! Valeu!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Poxa valeu pelas informações estou anotando e guardando para uma futura troca na caixa do posante obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  6. para usar a coroa e pinhao do gol bx torneia se, e refura a caixa satelite. E a caixa de cambio da kombi flex nao e a mesma do sp 2, pois amesma e 8;39 Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Nessa foto só tem a letra "B" onde tá a letra "L"?

    ResponderExcluir
  8. Fotografei a numeração do meu câmbio e só tem a letra "B", tem informações sobre isso?

    ResponderExcluir
  9. Di Marco, o B que você se refere é o que está gravado em alto relevo ao lado do logo da VW? A numeração da caixa de câmbio está um pouco mais abaixo, marcado em baixo relevo.
    É um local bem pouco acessível se o carro não estiver levantado em um elevacar.

    ResponderExcluir
  10. tenho um sp2 73 mais nao consigo achar o numero do motor que não é original é da variant só achei o num pua097 debaixo do filtro de oleo

    ResponderExcluir
  11. eu tenho um cambio com numeração bv ele se compara ao cambio do sp2?

    ResponderExcluir
  12. Os câmbios com numeração BV são os utilizados nas Brasilias, Variant, TL e TC, com relação 8x33 e os BL do SP2 tem relação diferente, sendo 8x31. Portanto não são os mesmos.

    ResponderExcluir
  13. valew MANO PELAS INFORMAÇOES É QUE EU TENHO UM FUSCA 1600 CAMBIO DE SP2 MANO VALEW..

    ResponderExcluir
  14. Tenho um fusca com motor 1500 original , verifique a numeração do cambio e esta escrito PT 1 qual é a relação do cambio

    ResponderExcluir
  15. Diego, a marcação PT refere-se aos Fuscas pós 84 e Itamar, com a relação igual a do SP2 (8x31). Será que a caixa de câmbio desse Fusca não foi trocada?

    ResponderExcluir
  16. ola amigo queria saber qual a diferença dos cambio eu tenho dois com letra pt um é letras grande e outro bem pequena.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente não sei o que significam estas letras. Sei que a marcação da Volkswagen é VWB mas, talvez, seja alguma marcação de lote.
    Vou ver se pesquiso um pouco para saber o que significam as letras.

    ResponderExcluir
  18. Amauri Tavares29 outubro, 2013

    Boa tarde comprei um cambio para o fusca Itamar usado (recondicionado) e o número veio como PG 27050 , esse numero compreende os numeros dos cambios de fuscas

    ResponderExcluir
  19. ola eu comprei um cambio e nao sei se é sp2 como vou saber se é sp2..??

    ResponderExcluir
  20. Amauri, a numeração marcada na lateral tem que iniciar com as letras BL.

    ResponderExcluir
  21. Porque algumas codificação começam com a letra "P" primeiro e depois as outras, pois fui conferir a numeração da minha Brasilia 75/75 e estava o seguinte: PBA201101 e do outro lado BA126240, o que significa esse "P" ???

    ResponderExcluir
  22. Olá Gabriel. Infelizmente não sei informar.
    Vou pesquisar um pouco para ver se descubro algo.

    ResponderExcluir
  23. Tenho um fusca com motor 1600,e a numeração do cambio começa com BR 2 qual é a relação deste cambio.desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  24. tenho um fusca com motor 1600, e carburação simples notei que anumeração do câmbio começa com BR2, qual é a relação desdta câmbio?

    ResponderExcluir
  25. Parabens pela materia tenho um fusca fab 04 68 o curioso e que a caixa marca apenas a letra B e notei q se parece caixa do 1200 com dois bujoes de esgotar o oleo embaixo sera que saiu ate 68 algumas unidades c cambio d 1200 grato

    ResponderExcluir
  26. Olá amigo. Infelizmente não sei responder. Não manjo muita coisa de Fuscas da década de 60. Tente o blog Fusca Classic.

    ResponderExcluir
  27. Cara valeu a explicação ! Tenho um Itamar 1994 e queria colocar um cambio SP2 nele . Não sabia que ele tinha a mesma relação.

    ResponderExcluir
  28. Cara quero muito adaptar um motor CHT 1.6 a gasolina, qual o melhor cambio para essa adaptação?

    ResponderExcluir
  29. Amigo, gostaria de saber a relação da coroa e pinhão do câmbio volkswagen c/ prefixo "PG"

    ResponderExcluir
  30. Fala rapaz....
    Tenho um fusca 65 com motor ap 1.8 de gol, e gostaria de saber se colocar um sp2 ele ficaria bom e sera q buscaria uns carrinhos novos na pinta???

    ResponderExcluir
  31. Tenho um fusca65 e gotaria de saber se um cambio sp2 ficaria bom no motor ap 1.8 que tenho no meu brinquedo???

    ResponderExcluir
  32. Tenho um fusca65 e gotaria de saber se um cambio sp2 ficaria bom no motor ap 1.8 que tenho no meu brinquedo???

    ResponderExcluir
  33. jeffersom ; boa tarde
    tenho uma cx de wolks com a seguinte numeros e letras;
    bp25 109
    2 br-8 digame de qual carro que é
    obrigado

    ResponderExcluir
  34. bom dia amigo tenho uma gaiola ea carcaça da caixa e da komb a deesel mais o miolo e do bx rodei 2 anos com ela agora quebro a satelite ai coloquei outras e quebro de novo as engrenagens da satelite tem diferença pois as que tava erra da komb a deesel

    ResponderExcluir
  35. oi amigo a caixa satelite da komb a deesel e a mesma do bx

    ResponderExcluir
  36. ola amigos tenho uma variant tl 72 e a caixa dela e BV mas quero coloca uma PT sera que vai ficar bom??? motor 1600 dois carburador

    ResponderExcluir
  37. Olá tenho um fusca 69 motor 1300 o a numeração do cambio se inicia com a letra B somente e logo vem o numero 6 a relação dele é 8x35 mas hoje já troquei e coloquei uma 8x33 .... Comprei uma brazilia 80 motor 1600 e o cambio está com as letras BP e na sua listagem diz que é motor 1300/1300L porque? Abraços

    ResponderExcluir
  38. ola tenho um fusca 1300 81 e coloquei um diferencial 8x31 e nao fiou longo como eu queria sera q as relaçoes de marcha da terceira e quarta do gol bx e mais longa q a do fusca ? se for to com vontade de comprar uma caixa de gol e colocar no fusca obrigado

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!!!
    Estou construindo um triciclo com motor AP, com caixa de Brasília um amigo disse para colocar a caixa do gol chaleira qual a relação que coloco a do gol 1300 8x33 ou a do gol 1600 8x31? Grato mc-hack@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. amigo eu queria colocar um cambio sp2 no meu fusca 1500 que pretendo turbinar mais não acho o cambio SP2 BL se eu colocar um 2BR do fusca 84 em diante sendo q é a mesma relação (8x31) a velocidade final dele seria quase 200 igual a do SP2 ou seria uns 160 por hora?

    ResponderExcluir
  41. amigo desculpa em fazer esse coméntario mas a caixa da kombi flex e 8x39 e a da anterior a coroa e 36 dentes.

    ResponderExcluir
  42. Pessoal! Quem colocou 8x33 no 1300? Como fica? Não pretendo dar 140 no carro.. A ideia é an

    ResponderExcluir
  43. A ideia é andar em 4a a 80 sem regular na aceleração. Podem dizer como fica?

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma Kombi 72 com câmbio BA, que não consta nessa relação. Pelo que andei lendo, essa caixa não seria original dela. Tem informação de que relação coroa/pinhão é e em que VW saiu?

    ResponderExcluir
  45. esse carro é lindo,e pra quem não sabe existiu o SP1.

    ResponderExcluir
  46. solivaespastro@gmail.com13 janeiro, 2016

    Muito bom !!! Aprendi muito.Parabéns por compartilhar o conhecimento,que sei que foi arduo chegar até aí

    ResponderExcluir
  47. Amigo, o numero da caixa do meu fusca é com as letras da foto acima 2BR, de que carro é? Fusca, Kombi, SP-2- Puma? Não tem na relação acima. Preciso muito descobrir, Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  48. olá tenho um caixa com.a.letra BZ. alugue sabe mi dizer d qui carro e. ? qual a relação de coroa e pinhão

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger