Desmontando a base do volante do SP2 - Parte 1

janeiro 04, 2013

Salve galera! Passada a correria de final de ano e com o ânimo renovado para 2013, vou iniciar uma série de postagens abordando detalhes da base original do volante do SP2. Esta peça é feita de metal e tem a numeração 149.953.503.2 (completa, com as chaves combinadas dos piscas e limpadores, cilindro de contato e trava de direção).

Ocorre que esta peça do meu SP2 está em péssimo estado, com sua base cheia de rachaduras e com o temporizador do limpador travado, além de que a chave dos piscas não era original do SP2, pois é de plástico e a original é de metal. Estas rachaduras devem ser fruto de pancadas que a peça pode ter levado para ser solta do eixo do volante há alguns anos atrás. Por sorte achei a peça completa à venda no Mercado Livre e não hesitei em comprá-la.

Base do volante do Volkswagen SP2_01

Base do volante do Volkswagen SP2_02

Mesmo estando com a pintura bem arranhada, a peça está bem íntegra, sem rachaduras ou amassados.
Bom, a primeira tarefa será desmontar todo o conjunto para revisar e limpar as peças. Mas antes vamos detalhá-las um pouco.
A foto abaixo mostra o encaixe das mangueiras do sistema de lavagem do pára-brisas, algo que não existia no meu carro, pois os bicos quebraram. Mais adiante eu detalharei melhor esta peça.

Base do volante do Volkswagen SP2_03

Aqui vemos os contatos do cilindro da chave. O chicote original possui um conector plástico que reúne todos os fios juntos (mais um item faltante no meu SP2).

Base do volante do Volkswagen SP2_04

As duas próximas fotos mostram em detalhes o rolamento do eixo do volante e, mais à frente, o mecanismo de travamento do volante. Vale salientar que o SP2 é o único Volkswagen da época que utilizava um rolamento diferente dos seus irmãos, com uma bucha espaçadora de plástico própria do modelo e sem a utilização de mola tensora.

Base do volante do Volkswagen SP2_05

Base do volante do Volkswagen SP2_06

Agora vemos o detalhe do grafismo das hastes de comando, bem diferentes que os outros modelos.

Base do volante do Volkswagen SP2_07

Base do volante do Volkswagen SP2_08

Na próxima postagem explicarei como desmontar todo o conjunto. Até mais.

Talvez você goste também:

6 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger