Desmontando a base do volante do SP2 - Parte 1

janeiro 04, 2013

Salve galera! Passada a correria de final de ano e com o ânimo renovado para 2013, vou iniciar uma série de postagens abordando detalhes da base original do volante do SP2. Esta peça é feita de metal e tem a numeração 149.953.503.2 (completa, com as chaves combinadas dos piscas e limpadores, cilindro de contato e trava de direção).

Ocorre que esta peça do meu SP2 está em péssimo estado, com sua base cheia de rachaduras e com o temporizador do limpador travado, além de que a chave dos piscas não era original do SP2, pois é de plástico e a original é de metal. Estas rachaduras devem ser fruto de pancadas que a peça pode ter levado para ser solta do eixo do volante há alguns anos atrás. Por sorte achei a peça completa à venda no Mercado Livre e não hesitei em comprá-la.

Base do volante do Volkswagen SP2_01

Base do volante do Volkswagen SP2_02

Mesmo estando com a pintura bem arranhada, a peça está bem íntegra, sem rachaduras ou amassados.
Bom, a primeira tarefa será desmontar todo o conjunto para revisar e limpar as peças. Mas antes vamos detalhá-las um pouco.
A foto abaixo mostra o encaixe das mangueiras do sistema de lavagem do pára-brisas, algo que não existia no meu carro, pois os bicos quebraram. Mais adiante eu detalharei melhor esta peça.

Base do volante do Volkswagen SP2_03

Aqui vemos os contatos do cilindro da chave. O chicote original possui um conector plástico que reúne todos os fios juntos (mais um item faltante no meu SP2).

Base do volante do Volkswagen SP2_04

As duas próximas fotos mostram em detalhes o rolamento do eixo do volante e, mais à frente, o mecanismo de travamento do volante. Vale salientar que o SP2 é o único Volkswagen da época que utilizava um rolamento diferente dos seus irmãos, com uma bucha espaçadora de plástico própria do modelo e sem a utilização de mola tensora.

Base do volante do Volkswagen SP2_05

Base do volante do Volkswagen SP2_06

Agora vemos o detalhe do grafismo das hastes de comando, bem diferentes que os outros modelos.

Base do volante do Volkswagen SP2_07

Base do volante do Volkswagen SP2_08

Na próxima postagem explicarei como desmontar todo o conjunto. Até mais.

Talvez você goste também:

6 comentários

  1. Putz, o pior é que muitos são modificados, perdendo essas hastes originais. Só existiam essas hastes para o SP2? Não há igual em outro modelo?

    ResponderExcluir
  2. Rafael, eu ia comentar sobre isso mais adiante, mas já que você perguntou, existe um modelo igual, porém com as hastes de plástico. O comando dos piscas é igual ao da Brasilia 77 (com os piscas e farol alto somente, sem o alerta). O do limpador parece que é igual ao do Passat, com temporizador e duas velocidades, mas ficaria sem o esguicho do para-brisas que é único do SP2.

    ResponderExcluir
  3. boa noite, tenho essa peça orignal, mas ta no carro errado, veio no meu puma quando eu comprei, vcs sabem se o miolo da chave tem equivalente? se é do passat ou gol? o meu ta ruim... valeu. abço

    ResponderExcluir
  4. Robson, tenho quase certeza de que o do Passat serve. O do Gol eu nuca conferi, mas se for igual, só dos modelos BX.

    ResponderExcluir
  5. Amigos..to precisando da pista da buzina..tentei adaptar até de passat, mas nao deu..tenho todo o volante original, nao consegui achar a parte do acionamento da busina, qualquer coisa, aceito sugestões...obrigado - Marcelo Gazzoni

    ResponderExcluir
  6. Tem um cara vendendo uma pista de contato pros volantes Walrod no Mercado Livre. Cabem certinho mas o acabamento não é dos melhores.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger