Caçadores de Relíquias (Parte 1)

fevereiro 27, 2013

Eu nunca fui muito fã de televisão, ainda mais com as baboseiras que se vê nos canais abertos ultimamente. Mas do programa Caçadores de Relíquias (no original American Pickers) que passa no History Channel, eu posso dizer que sou fã. Sempre que assisto a um episódio, parece que eu estou junto com o Frank e o Mike, entrando naqueles celeiros empoeirados, cheirando a mofo e atulhados de "tranqueiras" que pra mim valem ouro.

Caçadores de Relíquias


Claro que, sempre que posso, tento vasculhar os ferros-velhos e antiquários aqui de Porto Alegre procurando algum item, seja qual for, que valha a visita. E domingo foi um desses dias! Acordei cedo e fui visitar o Brique da Redenção, o mais famoso mercado de pulgas da capital gaúcha. Com olhar atento, revirei as bancas a procura de algo que nem eu sabia o que era... mas achei!

Primeiro foi um pequeno brinquedo a corda de um AT-AT com um Stormtrooper de Guerra Nas Estrelas. Tá bom, vinha no McLanche Feliz... mas azar, é do Guerra Nas Estrelas! E semana que vem eu vou buscar o Darth Vader.

Achados Arqueológicos 01


Em outra banca eu achei uma pilha de adesivos internos de vidro, todos da década de 70 e 80, quando eles não vinham com cola, e tínhamos que molhar (leia-se lamber) o adesivo para ele grudar no vidro. Acabei achando o adesivo abaixo, comemorativo aos 10 anos da loja Hobby Brinquedos. Quem tem mais de 30 anos e mora em Porto Alegre, certamente passou sua infância nesta loja. Ela era referência em carrinhos de Autorama e "Kits Revell". Lembro de passar as manhãs de sábado correndo com meus Autorama na pista da loja da Avenida da Azenha, com os donos da loja sempre dando esporro na gurizada por causa da bagunça. Este é certo que vai pro vidro do Pápa-Léguas.

Achados Arqueológicos 02


Mais adiante achei um brinquedinho para aumentar a coleção de Barbies da minha filhinha: um buggy! Trata-se de um modelo bem diferente, que lembra de longe um Meyers Manx, mas muito charmoso. Claro que eu já estou cogitando a idéia de desmontá-lo e pintá-lo com uma tinta candy, pôr umas calotas moon e uns bancos de tigrinho, bem anos 70!

Achados Arqueológicos 03

Motor boxer a ar, claro!

Achados Arqueológicos 04

Achados Arqueológicos 05


Mas a "cereja do bolo" veio logo depois, na mesma banca, escondido dentro de um cesto de carrinhos de plástico bolha: Uma réplica do SP2! Eu já havia falado nela nesta postagem e nunca imaginei que iria encontrar um. Ele está sem os "acessórios" que o acompanhavam, mas está em muito bom estado, sem amassados e com as rodas originais. Confesso que gostei da cor do plástico, meio amarelo com uns detalhes em azul, totalmente psicodélico. Tem uns restos de adesivos nele, mas acho que foram colados depois.

Achados Arqueológicos 06

Achados Arqueológicos 07

Achados Arqueológicos 08

Achados Arqueológicos 09

Essa foi uma grande garimpada, mas tenho outros "achados" para mostrar.
Mas fica para uma próxima postagem.

Talvez você goste também:

1 comentários

  1. Eu assisto muito o History ... tem o Caçadores de Reliquias, Mestres da Restauração, Trato Feito, Caos (loja de antiguidades em SP)... pra quem gosta de "tranqueira velha" como a gente é um prato cheio....

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger