English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Restauração das faixas refletivas

Acho que o principal detalhe, e que torna o SP2 tão conhecido e tão icônico, são os frisos refletivos laterais. No total são 10 frisos de alumínio (5 de cada lado do carro), com 4 entalhes cada um, onde eram coladas faixas refletivas, que pareciam um tipo de papel muito fino, e que acabavam se rasgando ou ficando desbotados com o tempo. A boa notícia é que a 3M ainda fabrica um vinil refletivo com a cor idêntica à original, porém bem mais resistente que o original.
Meu grande amigo Stéfano Giglioli está restaurando o seu SP2 1976 e resolveu restaurar as faixas refletivas do carro, explicando como foi o processo. As faixas foram adquiridas na empresa Old Design, que utiliza o vinil da 3M - Ruby Red Série 680 e já comercializa as faixas cortadas no tamanho certo dos frisos.

Restauro dos frisos refletivos do SP2_01

Vejam como foi feito:
"O sp-2 tem o total de 10 frisos, sendo 5 de cada lado. O processo de restauração é muito trabalhoso, demandando muito tempo mesmo.
Retirei todo o cromo de fábrica pelo processo de lixamento, usando um taco de lixamento profissional, sendo feito todo os desbaste e correção de riscos e imperfeições. Vou reduzindo a numeração das lixas a base de água, de : 220 para 320 - 400 - 600 - 1200 e a última 2000."

Restauro dos frisos refletivos do SP2_02

Restauro dos frisos refletivos do SP2_03

Restauro dos frisos refletivos do SP2_04


"É necessário o uso de uma máquina que faz toda a diferença, a Bosh Dremel para o polimento final. Retire toda a cola do adesivo anterior, que só sairá sendo lixado. Depois lave tudo com detergente neutro, após use um borrifador de água com detergente para iniciar a colagem das fitas reflexivas."

Restauro dos frisos refletivos do SP2_05

Restauro dos frisos refletivos do SP2_06

"Dica: NÃO tente descolar a fita depois que secar, pois ficará com marcar pretas no meio do reflexivo."
Ficou um trabalho perfeito. Demora, mas no final vale a pena. E o mais legal é que o kit dos frisos vem com a fita do logo traseiro também, o que facilita muito o trabalho de restauro.
Bom, pelo que pudemos perceber, o Stéfano está levando a restauração do carro bem a sério e, certamente, será um carro que vai merecer uma placa preta.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Interaja

Você tem fotos, vídeos ou algum material gráfico sobre o Volkswagen SP2? Então envie por e-mail e contribua com o blog.

Este Sou Eu

Minha foto
Meu nome é Fernando, sou publicitário por formação e "marketeiro" por profissão. Nascido e criado em Porto Alegre, desde cedo tenho a mania de colecionar coisas, mania essa que foi crescendo à medida que eu crescia também. Sou plastimodelista nas horas de folga e agora sou o feliz proprietário de um Volkswagen SP2 1975 amarelo imperial, comprado em 2008, carinhosamente apelidado de Papa-Léguas, o qual estou restaurando com o maior cuidado. Pretendo mostrar todos os passos da restauração, além de curiosidades, fotos e vídeos deste clássico da indústria automotiva brasileira.

Deixe Meu SP2 Mais Original

Caso você tenha, ou saiba de alguém que tem, alguma das peças abaixo, entre em contato comigo. Meu SP2 agradece!

• Par de Pestanas dos Vidros Laterais
• Frisos das Calhas de Chuva
• Friso e Borracha do Pára-brisas
• Reservatório D'água
• Arremates das Molduras das Portas
• Espelho Retrovisor Externo

• Mangueiras da Ventilação (todas)
• Cintos e suportes do Bagageiro
• Bengalas do Ar Quente (motor)
• Mangueiras do Ar Quente (motor)