Restauração das faixas refletivas

julho 08, 2013

Acho que o principal detalhe, e que torna o SP2 tão conhecido e tão icônico, são os frisos refletivos laterais. No total são 10 frisos de alumínio (5 de cada lado do carro), com 4 entalhes cada um, onde eram coladas faixas refletivas, que pareciam um tipo de papel muito fino, e que acabavam se rasgando ou ficando desbotados com o tempo. A boa notícia é que a 3M ainda fabrica um vinil refletivo com a cor idêntica à original, porém bem mais resistente que o original.
Meu grande amigo Stéfano Giglioli está restaurando o seu SP2 1976 e resolveu restaurar as faixas refletivas do carro, explicando como foi o processo. As faixas foram adquiridas na empresa Old Design, que utiliza o vinil da 3M - Ruby Red Série 680 e já comercializa as faixas cortadas no tamanho certo dos frisos.

Restauro dos frisos refletivos do SP2_01

Vejam como foi feito:
"O sp-2 tem o total de 10 frisos, sendo 5 de cada lado. O processo de restauração é muito trabalhoso, demandando muito tempo mesmo.
Retirei todo o cromo de fábrica pelo processo de lixamento, usando um taco de lixamento profissional, sendo feito todo os desbaste e correção de riscos e imperfeições. Vou reduzindo a numeração das lixas a base de água, de : 220 para 320 - 400 - 600 - 1200 e a última 2000."

Restauro dos frisos refletivos do SP2_02

Restauro dos frisos refletivos do SP2_03

Restauro dos frisos refletivos do SP2_04

"É necessário o uso de uma máquina que faz toda a diferença, a Bosch Dremel para o polimento final. Retire toda a cola do adesivo anterior, que só sairá sendo lixado. Depois lave tudo com detergente neutro, após use um borrifador de água com detergente para iniciar a colagem das fitas reflexivas."

Restauro dos frisos refletivos do SP2_05

Restauro dos frisos refletivos do SP2_06

"Dica: NÃO tente descolar a fita depois que secar, pois ficará com marcar pretas no meio do reflexivo."

Ficou um trabalho perfeito. Demora, mas no final vale a pena. E o mais legal é que o kit dos frisos vem com a fita do logo traseiro também, o que facilita muito o trabalho de restauro.
Bom, pelo que pudemos perceber, o Stéfano está levando a restauração do carro bem a sério e, certamente, será um carro que vai merecer uma placa preta.

Talvez você goste também:

3 comentários

  1. olá ligo lá p/ H4 mas ninguem atende e tambem não respondem e-mails, alguem sabe de uma outra forma de contato, pois estou precisando das cupulas internas dos faróis.
    abs e obrigado
    Humberto e-mail hpcd4.1@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O que ouve com a H4?? A página deles que tinha bastante informações, está fora do ar 1 mês.

    ResponderExcluir
  3. Leo, Estamos com problemas com a H4. Por favor, entre em contato com o Stéfano Giglioli. Ele pode te falar mais sobre o assunto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger