Troca do Cabo do Velocímetro

agosto 02, 2013

O Pápa-Léguas estava com um probleminha que vinha me irritando há um tempo e só agora eu resolvi mexer nisso. O ponteiro do velocímetro estava "bobo" e ficava oscilando (dando "pulos") e não marcando a velocidade corretamente, culpa do cabo do velocímetro que estava torcido num determinado ponto, o que me levou a trocá-lo. Talvez esta seja a manutenção mais fácil e rápida para se realizar num SP2, não gastando mais que 30 minutos.
A má notícia é que o SP2 tem um cabo que é só dele, iniciando por 149 (que novidade né?) e praticamente impossível de achar um novo. Como eu não sabia ao certo qual modelo seria o melhor para substituir o original, fui na tentativa e erro: o do Fusca é muito curto e o da Variant quase dá, mas ficam faltando uns 10cm, fazendo o cabo ficar esticado demais. O melhor que eu achei foi o da Variant II, que coube direitinho e tem cerca de 1,35m.

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_01

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_02

Para trocá-lo será preciso tirar a roda dianteira esquerda (se o seu SP2 não utilizar rodas de liga o não tiver os copinhos centrais, isso não será preciso). Primeiro, teremos que desconectar o cabo antigo do velocímetro, desroscando um parafuso plástico na extremidade do cabo e que tem um pino central em forma de quadrado, como mostra a foto.

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_03

Este cabo passa rente à coluna de direção e sai por uma guarnição de borracha logo atrás do pedal de freio.

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_04

Vejam o velocímetro por trás, já sem o cabo.

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_05

Já na outra extremidade, o cabo liga-se ao cubo da roda por um orifício próprio, que passa bem no meio do cubo e prende-se nele por meio de um pino de metal. Retira-se este pino e puxa-se o cabo para dentro do carro, fazendo-o deslizar para fora. Para encaixar o novo cabo, coloca-se ele por dentro do carro, passando pela guarnição de borracha e encaixa-se na ponta do cubo, recolocando um pino novo.

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_06

Troca do Cabo do Velocímetro do SP2_07

Depois é só conectar novamente a outra extremidade no velocímetro e apertar o parafuso plástico.
Agora o marcador está bem suave e marcando a velocidade direitinho.

Talvez você goste também:

4 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger