Quem disse que o SP2 não vai pra pista?

outubro 02, 2013

Eu sempre fui um grande fã das corridas da extinta Divisão 3 que era recheada de Fusca, Brasilia, Passat, Puma, entre tantos outros, sempre muito coloridos e bem "preparados". Mas fazia falta um SP2 competindo nesta categoria e eu sempre me perguntei o porquê disso acontecer. Creio que foi, principalmente, pelos problemas de superaquecimento do motor e o pouco espaço interno do cofre do motor, o que dificultava a sua preparação e/ou troca de peças.
Mas na semana passada meu grande amigo Sidnei Mohr de Santa Cruz do Sul, mostrou que é viável, sim, colocar um SP2 pra correr na pista!

Um Volkswagen SP2 nas pistas_01

Um Volkswagen SP2 nas pistas_02

E antes que os mais puristas crucifiquem o Sidnei pela "heresia" cometida contra o pobre SP2, eu explico: trata-se de um modelo 1975 que serviu de doador de peças para outro modelo que está sendo restaurado nos padrões originais, ficando praticamente só na carroceria. Bom, como o Sidnei gosta de corridas e tinha este SP2 sobrando, resolveu apimentar o seu motor e jogá-lo direto nas pistas.

Um Volkswagen SP2 nas pistas_03

Um Volkswagen SP2 nas pistas_04

Confiram o que foi alterado em sua configuração original:
- Motor 1600cc de Variant
- Comando W30
- Carburadores Solex 40 de Opala
- Bomba de combustível elétrica
- Distribuidor eletrônico
- Bobina do Gol G3
- Válvulas de Opala com molas duplas
Tudo isso, somado ao alívio de peso, baixa altura do carro e boa aerodinâmica, certamente contribuíram para um ótimo desempenho do carro.
ATUALIZANDO: segundo o que falou o Sidnei, o SP2 chegou a 160 Km/h no final da reta, mas a sensação era de estar a uns 220...
As fotos foram tiradas no Autódromo de Santa Cruz do Sul/RS no Rally de Automóveis Antigos.

Um Volkswagen SP2 nas pistas_05

Um Volkswagen SP2 nas pistas_06

Um Volkswagen SP2 nas pistas_07

Um Volkswagen SP2 nas pistas_08

Um Volkswagen SP2 nas pistas_09

Um Volkswagen SP2 nas pistas_10

Um Volkswagen SP2 nas pistas_1

Um Volkswagen SP2 nas pistas_12
Fotos Sidnei Mohr - Via Facebook

Adorei a idéia, tanto que me animou a fazer o mesmo. Quem sabe compro outro SP2 e faço ele para as pistas?
A propósito: você já votou no nosso blog para a promoção Top Blogs 2013? É bem fácil, basta clicar no logo da promoção no alto da página, colocar o seu nome e e-mail e depois validar o voto na sua caixa de entrada.

Talvez você goste também:

4 comentários

  1. Não é novidade, vi ele correndo em Tarumã nos anos 70, não era mexido, não ia muito bem nas curvas . .

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Quanto ficou o mais ou menos o tempo de volta?

    ResponderExcluir
  3. Vou perguntar ao Sidnei e atualizo as informações aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. carlos coutinho03 outubro, 2013

    Tenho um. A grande desvantagem do VW SP2, é que seu chassis e suspensão é da Variant 1. teria que fazer um big trabalho na suspensão, como o do Porsche Gesetzloser para torna-lo mais competitivo. Ainda não fizeram um carro no Brasil com o perfil aerodinamico do VW SP2, sendo que se o parabrisas fosse mais adiantado uns 20 cms seria proximo da perfeição. coutinhocarlos@ig.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger