Concessionária Divosul

dezembro 23, 2015

Num passado não muito distante, a compra de um automóvel era um evento a ser celebrado, afinal as linhas de crédito não eram tão facilitadas e poucas famílias podiam se dar ao luxo de comprar um. As concessionárias sabiam disso e se empenhavam para oferecer o que tinham de melhor para atrair estes poucos compradores e encantar quem estivesse sonhando com seu possante.

Eu lembro com muito carinho de algumas concessionárias VW da minha cidade Natal, em especial a já extinta Gaúcha Car, pois visitei o show room dela com meu pai e ficava maravilhado com os Fuscas, Brasilias e Kombis com pintura impecável em exposição na loja. Ainda guardo na memória o cheiro dos estofamentos e a sensação de "imaginar" estar guinado um Fusca pelas ruas.

Pensando nisso, resolvi abrir uma série de postagens mostrando como eram as concessionárias Volkswagen da década de 70. E para iniciar vou falar da Divosul, localizada na cidade de Porto União/SC.

Foto antiga Concessionária Volkswagen

A história se inicia em 1951, quando a empresa ainda se chamava Auto Oficinas Carlos Romeu, revendendo na época os produtos da marca Chrysler. Com o passar dos anos a mesma tornou a revender os produtos da marca DKW-VEMAG.

Antiga concessionária Divosul VW

Alguns anos após a chegada da Volkswagen ao Brasil, a Auto Oficinas Carlos Romeu passa a comercializar os produtos desta marca. Em 09 de fevereiro de 1993 assume a empresa um novo grupo, deixando para trás o aspecto familiar herdado de gerações, para assumir definitivamente aspectos de empresa profissional, investindo pesado em equipamentos, estoques e na reforma das instalações da empresa. Com o advento da nova administração da empresa, a mesma então passa a denominar-se DIVOSUL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS E VEÍCULOS LTDA.

Concessionária Volkswagen antiga

Concessionária Volkswagen antiga

Concessionária Volkswagen antiga

Interessante notar a novidade que chegava em meados de 74, o Volkswagen Diagnose, um espaço voltado a checar diversos itens dos automóveis da marca, tudo em um único lugar, num tempo em que era preciso muito mais que um laptop para diagnosticar os problemas mecânicos.

Volkswagen Diagnose

Além do espaço para vendas de automóveis, a Divosul mantinha uma oficina especializada e venda de peças originais da marca.

Oficina Divosul

Oficina Divosul

Oficina Divosul

Oficina Divosul

Oficina Divosul

Auto Oficinas Carlos Romeu

Auto Oficinas Carlos Romeu

Auto Oficinas Carlos Romeu

Auto Oficinas Carlos Romeu

Auto Oficinas Carlos Romeu

Fica aqui o tributo a uma empresa pioneira nesta área. Acredito que vocês puderam viajar um pouco no tempo com estas fotos como eu viajei. Veja mais fotos de outra concessionária antiga nesta postagem.

Saiba um pouco mais sobre a Divosul.

Talvez você goste também:

1 comentários

  1. Detalhe para aquela Kombi Picape diferente da sétima foto, qual será o fim que ela deu??

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger