Testes de Impacto - Fábrica da Volkswagen

dezembro 03, 2015

Há alguns dias eu postei uma foto do teste de impacto de um Volkswagen SP2 na antiga fábrica da Volkswagen do Brasil na Rua do Manifesto em São Paulo. Pois hoje é a vez de mostrar os testes de um "primo" - Volkswagen TL 4 portas - e um concorrente direto, o Puma.

O teste da TL foi realizado em 1971 conforme podemos verificar pelas inscrições na porta traseira. Interessante notar que a linha quadriculada que mostra a deformação das chapas fica só em cima do pára-lamas, e não envolvia a lateral completa, diferente da foto do SP2 onde a linha seguia até o final da porta. Isso, talvez, se desse em função do tipo de carroceria e estrutura do veículo e o nível de deformação estimado para cada modelo de carro.

Crash Test - Volkswagen TL 4 portas

Mas a melhor foto, sem dúvida, é esta abaixo, que mostra uma Puma GTE no exato momento em que ela colide com a parede, em agosto de 1980. É interessante notar que a Volkswagen cedia seu campo de testes dinâmicos para que outras empresas pudessem utilizá-lo.
Podemos notar que este parece ser um teste mais completo, até porque os equipamentos eletrônicos de medida evoluíram da primeira foto para a segunda. Já vemos a linha quadriculada indo até o final do carro e pontos de medição nos principais cantos do carro, como nas colunas, cantos dos vidros, portas e pneus.

Crash Test - Puma GTE 1980

Eu acho simplesmente incríveis estas fotos pois mostram como era a tecnologia empregada naquela época na prevenção de acidentes e nos permite traçar um comparativo de como as coisas mudaram ao longo de 4 décadas.

Talvez você goste também:

2 comentários

  1. Na conclusão da postagem está errado. É ao longo de 4 decadas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Léo, não havia visto. Já alterei a postagem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger