Problema de pressão de óleo excessiva

junho 24, 2016

O meu Volkswagen SP2 tem um problema bem sério de pressão excessiva de óleo dentro do cárter em regimes de uso mais intensos (numa viagem longa, por exemplo). Tanto que, ao retornar de uma viagem certa vez, quando abri a tampa do motor, vi que ele estava todo sujo de óleo e que a tampa plástica do respiro do óleo tinha saltado fora, tamanha a pressão interna. 

Lendo o livro Conheça seu Volkswagen a ar de Amaury de Almeida, vi que ele mencionou que este é um problema inerente aos motores planos e sugeriu uma solução, que também foi confirmada pelo pessoal do fórum Volksvagen SP2 no Facebook: abrir pequenos furos em volta da tampa plástica do respiro para aliviar a pressão interna do sistema. Bom, eu resolvi verificar se realmente funciona.
Usei uma tampa paralela que eu tinha aqui e que esta um pouco avariada nas bordas, apenas para ver se sai tudo correto e, só então, farei na tampa original. Vamos lá.

De acordo com o livro do Amaury, devemos fazer 8 furos de 7mm, espaçados igualmente, em volta da tampa. Eu achei demais e resolvi fazer 6 furos, usando broca 3mm.

Acabando com o excesso de pressão do óleo no motor_01

Usei uma Dremel com broca para metal de 3mm e fiz os furos na volta da tampa, usando como guia 6 pequenos entalhes que existem na peça. Se você se guiar por eles, os furos saem todos alinhados. O processo é simples e bem rápido.

Acabando com o excesso de pressão do óleo no motor_02

Aqui já temos a tampa instalada no lugar, porém eu achei os furos pequenos e acho que vou aumentá-los para o diâmetro de 5mm.

Acabando com o excesso de pressão do óleo no motor_03

Ainda não testei se isso irá acabar com o problema da pressão do óleo, mas não custa tentar. Assim que eu fizer uma viagem mais longa, vou acompanhar como o motor se comporta e postarei os resultados no blog.

Talvez você goste também:

2 comentários

  1. normamente esse problema sta relacionado ao radiddor do oleo fazer uma limpeza pode ajudar ok

    ResponderExcluir
  2. Tive esse problema no meu, que corrigi com a limpeza total, desobstruindo o suspiro do óleo, peça onde se encaixa a tampa plástica mencionada. É importante que o ar que entra no cárter seja isento de poeira. Um abraço a todos. Evandro Studart filho (Fortaleza-CE)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger