Troca dos calços da carroceria

julho 02, 2016

Há tempos eu andava encucado com um barulho vindo detrás do SP2. Era uma batida seca bem parecida quando o amortecedor dá final de curso, porém era mais abafada e não tão metálica, se é que me entendem. Semana passada resolvi averiguar e descobri que eram os calços de borracha da carroceria que estavam ressecados e faziam o chassis bater na carroceria. Bom, era hora de trocar.

Ainda é fácil achar estes calços pois são os mesmos da Brasilia. Ainda existem os normais de borracha ou os importados, de poliuretano, que dizem ser mais resistentes, porém custam quase 4 vezes mais que um jogo de borracha.

Jogo de Calços de Borracha da Carroceria do Volkswagen SP2

Jogo de Calços de Poliuretano da Carroceria do Volkswagen SP2

Eu utilizei os que estão circulados em vermelho na primeira foto, porém o calço quadrado pode ser trocado pelo redondo, sem problemas. O primeiro passo é erguer a traseira do carro, retirar a roda e o tampão de pl´stico que cobre o alojamento do parafuso que prende os calços.

Caixa de Roda Traseira Volkswagen SP2

Retirado o tampão, você deve inserir uma chave catraca de 17mm neste orifício e calçar a porca, por baixo, com uma chave de boca também de 17mm. O serviço pode ser feito sem a chave catraca, mas será muito mais difícil girar o parafuso pois o espaço livre dentro do orifício da caixa de roda é bem pequeno. Lembrando que não é necessário retirar o amortecedor traseiro, a menos que você queira limpar o alojamento do amortecedor, que retém muita sujeira e ferrugem.

Feito isso, você pode retirar o parafuso, as arruelas e os dois calços de borracha. Com o tempo estes calços ressecam, ficando quebradiços e diminuem de tamanho em virtude da pressão. Com isso, cria-se um pequeno vão entre eles que acaba por fazer o chassis bater no calço. Note que são dois calços, que trabalham encostados um no outro, como um sanduíche.

Local de Instalação dos Calços da carroceria do SP2

As setas na foto anterior mostram o local onde vão os calços quadrados, A carroceria tem um alojamento parecido, onde vão os calços ovalados, de forma que eles se encostam quando o parafuso é apertado. O esquema abaixo mostra os calços dianteiros e traseiros da Brasília, que saõ os mesmos do SP2.

Jogo de Calços da Carroceria do VW Brasilia

Eu aproveitei e troquei as arruelas superiores por outras de maior diâmetro para darem um apoio melhor. Para facilitar o encaixe dos calços, passe graxa nas duas faces antes de inserí-los nas suas sedes, além de forçar um pouco a carroceria com uma chave se fenda das grandes. feito isso, é só recolocar o parafuso e apertá-lo o suficiente para que os dois calços de encostem e não fiquem frouxos. Repita o procedimento para o outro lado do carro.

Esta manutenção não é muito complicada, demorando cerca de 2 horas no total e o custo dos calços de borracha é bem barato, Resta agora dar uma volta para verificar se tudo ficou bom e se o barulho desapareceu.

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