Detalhes dos cabeçotes 1700
outubro 20, 2012
A postagem que eu fiz sobre como identificar um autêntico motor 1700 fez tanto sucesso que recebi fotos dos cabeçotes originais do SP2 de dois grandes amigos: o argentino Andrés Sebastian Miglio e o Cristiano Kunzler, que possui um SP2 em restauro (que em breve postarei fotos aqui). Vou aproveitar e fazer um comparativo entre os cabeçotes 1600 e 1700.
Cabeçotes originais do SP2:
A numeração de fábrica dos cabeçotes é a seguinte: cabeçote 1600 - 040.101.375.2 e cabeçote 1700 - 041.101.355.2 (esta última é a numeração do manual de peças da VWB, referentes ao SP1 e SP2).
O cabeçote 1700 ao qual o Andrés enviou as fotos tem a seguinte numeração 041.101.375.2. Notem que ela difere da numeração do catálogo, porém o próprio Andrés certificou-se de que o diâmetro da sede dos pistões é 88mm. Não sei o porquê desta divergência na numeração mas seria muito bom se alguém que tenha trabalhado na VWB pudesse sanar esta dúvida.
Abaixo segue o comparativo entre o 1600 e o 1700. Notem que eles são praticamente iguais, o que dificulta uma correta identificação sem as ferramentas necessárias para a abertura dos cabeçotes. Notem, também, a diferença no diâmetro das válvulas de admissão e de escapamento, que medem, respectivamente, 39,1mm e 32,1mm no motor 1700. A foto não mostra claramente mas a válvula de admissão é marcada com um "S".
Aqui vemos a numeração dos cabeçotes. Não sei ao certo o que representa o número maior logo abaixo da numeração da peça. Creio que não seja o ano de fabricação da peça pois, se fosse o caso, o cabeçote 1600 teria sido fabricado em 1960 e sabemos que neste ano os motores VW não tinham esta cilindrada.
Um detalhe que me chamou a atenção na próxima foto (enviada pelo Cristiano) foi um carimbo com as iniciais "SP" na aba externa do cabeçote. É bem provável que este tipo de marcação fosse feita na própria fábrica como um meio de facilitar a vida de quem montava os motores na linha de montagem, afinal os cabeçotes, mesmo com cilindradas diferentes, eram quase idênticos.
Mas, infelizmente, este tipo de marcação dificilmente ainda perdura nos SP2 pois, com os anos de uso intenso, óleo, graxa e poeira acumulam-se na superfície dos motores apagando estes carimbos.
A correta identificação de um motor 1700 é uma tarefa árdua e complexa e está longe de ser encerrada nesta postagem. São muitos detalhes envolvidos, numerações, medidas exclusivas, além de estarmos falando de peças que foram produzidas há mais de 30 anos.
Mas vamos tentar esclarecer o máximo de dúvidas possíveis. Por isso peço que, se algum leitor do blog, conheça alguém que tenha trabalhado na VWB ou que conheça a fundo este tipo de nomenclatura, por favor entre em contato pelo nosso e-mail para que possamos conversar e sanarmos nossas dúvidas.
4 comentários
Pra agitar a discussão, tem cabeçote 041.101.375.1 também.... Será que o número final também influencia?!
ResponderExcluirAbraços!
Cesar
Desenterrando aqui...não sei se os cabeçotes eram feitos em moldes de areia ou de aço, mas se fossem de aço esse número maior pode ser o número do molde.
ResponderExcluirEl ultimo dígito no indica cabecote de lado izquierdo o derecho?
ResponderExcluirBoa noite galera,
ResponderExcluirEstou precisando de dois cabeçotes do sp2, alguém tem alguma dica?
Abs
Francisco
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