Comparativo SP2 x Puma

março 11, 2011

Meu amigo Felipe Nicoliello do blog Puma Classic postou a reportagem que saiu na Revista Fusca & Cia de janeiro de 2011 onde temos o comparativo de um VW SP2 e um Puma, ambos de 75. Como o Felipe falou sobre o Puma eu vou falar um pouco sobre o SP2 da reportagem.


Por fora o carro está muito original, contando com os frisos das calhas de chuva e das pestanas das portas. A única excessão são os copinhos das rodas, que eram prateados e com o logo da VW com fundo preto no centro e as palhetas dos limpadores que eram prateaads também. Interessante notar que a grelha do motor é preta e não prata, algo que não está errado pois este item era vendido como opcional nesta cor.


O interior do veículo é que está mais descaracterizado pois os bancos e as forrações das portas estão revestidas de tecido, o que é errado pois os SP2 nunca saíram de fábrica com estes revestimentos, mesmo os de final de linha como afirma a revista. Aliás, não sei de onde tiraram esta informação pois o manual de peças de janeiro de 1980 consta o revestimento em curvim ou couro e não faz menção ao tecido. No restante está tudo correto: maçanetas dos vidros, puxadores das portas, luz de mapas e toda a relojoaria original.


No motor, os pontos a observar são os cabos de vela na cor amarela e a posição da bobina que está errada, pois era instalada bem ao lado do respiro do óleo, à direita, presa em um suporte metálico que era parafusado na caixa de ar da ventoinha.


A revista aponta dois defeitos crônicos do SP2, e quem possui um sabe bem do que estou falando, que é a má ventilação do motor e o calor excessivo do interior do habitáculo, em virtude de um ventilador muito pequeno instalado embaixo do painel. Aliás uma das razões das baixas vendas do SP2 era o fato de que era quase impossível "envenenar" o motor plano do SP2, ao contrário dos Puma que já tinham kits de "venenos" de fábrica, os chamados Pumakit, que elevavam consideravelmente a potência do motor.


Matéria enviada por Ricardo Thomé.

Talvez você goste também:

5 comentários

  1. Graaande Luciano! Apesar deste SP não ser totalmente ruim, tem carro melhor por ai...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mazinho, tem muito SP2 melhor mesmo, mas foi o que apareceu né...

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz pela reportagem hoje tenho os 02 e mais uma Puma GTB SII não tenho o que reclamar mesmo, todos os modelos são maravilhosos e perfeitos, todos tem alugum defeito até os zeros tem, tenho 1.83 de altura e fico mais confortavel no SP2 a Puma GTB SII é mais confortavel ainda mais tudo bem curto todos
    Valeu
    Marcos Kowalczuk SP2 73/Puma GTB/Puma GTE 79 Brasilia - DF

    ResponderExcluir
  4. Luciano, sobre os bancos de tecidos acredito ser mais um "achismo" que se cria a respeito dos antigos. Em todo material que pesquisei até hoje somente encontrei referência para couro ou courvin. Abraço Roberto.

    ResponderExcluir
  5. Marcos, eu acho a posição de dirigir do SP2 a melhor de todas. Se eu colocar o banco mais para trás, nem chego a alcançar os pedais, hehe...
    Beto, eu também nunca havia ouvido falar nisso, mas o Amadeu Tobias comprou um jogo de bancos nunca usados do SP2 e eram de tecido, muito parecidos com os bancos do carro da reportagem. Mais um mistério...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger