Desmontando a base do volante do SP2 - Parte 1
janeiro 04, 2013
Salve galera! Passada a correria de final de ano e com o ânimo renovado para 2013, vou iniciar uma série de postagens abordando detalhes da base original do volante do SP2. Esta peça é feita de metal e tem a numeração 149.953.503.2 (completa, com as chaves combinadas dos piscas e limpadores, cilindro de contato e trava de direção).
Ocorre que esta peça do meu SP2 está em péssimo estado, com sua base cheia de rachaduras e com o temporizador do limpador travado, além de que a chave dos piscas não era original do SP2, pois é de plástico e a original é de metal. Estas rachaduras devem ser fruto de pancadas que a peça pode ter levado para ser solta do eixo do volante há alguns anos atrás. Por sorte achei a peça completa à venda no Mercado Livre e não hesitei em comprá-la.
Mesmo estando com a pintura bem arranhada, a peça está bem íntegra, sem rachaduras ou amassados.
Bom, a primeira tarefa será desmontar todo o conjunto para revisar e limpar as peças. Mas antes vamos detalhá-las um pouco.
A foto abaixo mostra o encaixe das mangueiras do sistema de lavagem do pára-brisas, algo que não existia no meu carro, pois os bicos quebraram. Mais adiante eu detalharei melhor esta peça.
Aqui vemos os contatos do cilindro da chave. O chicote original possui um conector plástico que reúne todos os fios juntos (mais um item faltante no meu SP2).
As duas próximas fotos mostram em detalhes o rolamento do eixo do volante e, mais à frente, o mecanismo de travamento do volante. Vale salientar que o SP2 é o único Volkswagen da época que utilizava um rolamento diferente dos seus irmãos, com uma bucha espaçadora de plástico própria do modelo e sem a utilização de mola tensora.
Agora vemos o detalhe do grafismo das hastes de comando, bem diferentes que os outros modelos.
Na próxima postagem explicarei como desmontar todo o conjunto. Até mais.
6 comentários
Putz, o pior é que muitos são modificados, perdendo essas hastes originais. Só existiam essas hastes para o SP2? Não há igual em outro modelo?
ResponderExcluirRafael, eu ia comentar sobre isso mais adiante, mas já que você perguntou, existe um modelo igual, porém com as hastes de plástico. O comando dos piscas é igual ao da Brasilia 77 (com os piscas e farol alto somente, sem o alerta). O do limpador parece que é igual ao do Passat, com temporizador e duas velocidades, mas ficaria sem o esguicho do para-brisas que é único do SP2.
ResponderExcluirboa noite, tenho essa peça orignal, mas ta no carro errado, veio no meu puma quando eu comprei, vcs sabem se o miolo da chave tem equivalente? se é do passat ou gol? o meu ta ruim... valeu. abço
ResponderExcluirRobson, tenho quase certeza de que o do Passat serve. O do Gol eu nuca conferi, mas se for igual, só dos modelos BX.
ResponderExcluirAmigos..to precisando da pista da buzina..tentei adaptar até de passat, mas nao deu..tenho todo o volante original, nao consegui achar a parte do acionamento da busina, qualquer coisa, aceito sugestões...obrigado - Marcelo Gazzoni
ResponderExcluirTem um cara vendendo uma pista de contato pros volantes Walrod no Mercado Livre. Cabem certinho mas o acabamento não é dos melhores.
ResponderExcluirDeixe aqui seu comentário.