Aplicação de Espuma Expansiva no VW SP2

junho 01, 2016

Depois da péssima experiência que meu amigo Stéfano teve em uma "renomada" oficina de Guarulhos, que literalmente deixou o seu SP2 podre por dentro, ele e seu pai resolveram fazer as coisas como devem ser feitas e puseram a mão na massa para restaurar o carro em casa mesmo. E a atenção aos detalhes é enorme, como podemos notar nesta "jóia" que é o motor do carro.

Motor 1700 - Volkswagen SP2

Mas não pára por aí. O pai do Stéfano acabou refazendo uma chapa metálica que vai por dentro do pára-lamas traseiro (em cima da caixa de roda e logo atrás do vigia lateral) e que estava enferrujada. E ficou perfeita:

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 01

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 02

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 03

Além disso, o Stéfano teve a idéia de aplicar uma camada de espuma expansiva por dentro do vão para selar bem contra umidade, poeira e ajudar um pouco na redução de ruídos. Normalmente os carros da Volkswagen vinham de fábrica com uma fibra (um tipo de pano) aplicada nestes pontos mas que, com o tempo, acabavam umedecendo e ficavam com mal cheiro. O mesmo não vai acontecer com a espuma expansiva.

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 04

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 05

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 06

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 07

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 08

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 09

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 10

Foi aplicada espuma também no vão lateral, logo acima da tampa do motor, dos dois lados. Aqui foi usado um pedaço de papelão para moldar a espuma e evitar que ela expandisse para fora do buraco da carroceria.

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 11

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 12

Aplicando espuma expansiva no VW SP2 - 13

O SP2 do Stéfano está ficando perfeito, aliás a perfeição se atinge com muito amor pelo que se faz e isso eu sei que eles têm de sobra para este carro.
Eu achei uma idéia muito boa, tanto que estou pensando em fazer o mesmo no meu SP2.

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2 comentários

  1. Muito interessante! A ideia também se aplica a qualquer veículo que sofra com ambientes propícios à umidade e eventual corrosão?

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  2. Eu tenho quase certeza de que o futuro será esse mesmo, nós fãs de refrigerados a ar mesmos vamos ter de mexer em nossos carros.

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