Uma vida de cabeça pra baixo

junho 24, 2022

No post de hoje vou falar um pouco de uma lenda das acrobacias e da aviação brasileira: Alberto Bertelli.

Alberto Bertelli

Nascido em 3/10/1914, natural da cidade de Aluminio/SP, filho de João Bertelli e Julieta Dezzopa Bertelli foi casado com Paschoalina Bertelli. 

Brevetou-se Piloto Comercial em 1944. Em mais de 40 anos de atividade foi mecânico, inventor, músico (tocava clarineta), escritor, instrutor de vôo em vários aeroclubes, instrutor de planadores do Clube Politécnico de Planadores, piloto de provas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, transladou aviões, piloto de táxi aéreo transportando um pouco de tudo, desde peixes no litoral até doentes para hospitais e, com destaque, piloto acrobata.

Como piloto acrobata participou de quase todas as festas aviatórias e shows aéreos de sua época superando a marca de 2.000 exibições, sofreu acidentes graves, colecionou inúmeras medalhas e troféus.

O que poucos sabem era que Bertelli tinha outra paixão, além doa aviões: os carros. 

Tanto que, na década de 70 ele e seu irmão Edmundo criaram um estranho carro batizado de Mundeo. Movido a hélice, impulsionada por um motor Volkswagen refrigerado a ar montado na extremidade dianteira do veículo, era um misto de gaiola e avião, com estrutura tubular no formato de fuselagem. Apelidado Piruleta, sua carroceria podia girar em torno do eixo, tendo sido construída “para simular a sensação de um vôo invertido“, segundo seus criadores. Tinha apenas efeito demonstrativo já que, por motivos óbvios, estava impedido de circular em vias públicas.

O veículo participou como personagem central do filme O Incrível Monstro Trapalhão, de 1980, dirigido por Adriano Stuart e estrelado pelos Trapalhões.

Carro Mundeo

Carro Mundeo

Mas dizem que a verdadeira paixão de Bertelli eram seu avião Bücker Bu-131 e um Volkswagen SP2 platina metálico, como mostra a foto abaixo, do acervo da família Bertelli.


Bertelli e seu Volkswagen SP2

Bertelli era um piloto fora de série, que todo o mundo o admirava e sempre foi considerado um dos maiores pilotos brasileiros.

Talvez você goste também:

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger