Mecânica (3)

outubro 12, 2009

Final de semana com feriado sempre rende. Desta vez dei atenção a caixa de ar.
Esta peça possui duas metades (códs. 105.119.213.1 e 105.119.225.1) que são parafusadas entre si por 7 parafusos, e posteriormente parafusada na carcaça do motor por mais 3 parafusos. Entre as duas metades da peça, ficam a ventuinha e a polia que são parafusadas na ponta do virabrequim por um unico parafuso de 30mm. Este parafuso é muito difícil de retirar pois fica dentro de um ressalto no meio da polia.
Para retirá-lo tive que comprar um soquete de 30mm, um extensor de 50mm e um cabo.

Vejam o detalhe da peça. O parafuso fica alojado no buraco central da polia, por isso precisei comprar o extensor:


Para desatarraxar o parafuso usei um método caseiro mas que funcionou bem. Depois de montar o soquete com o extensor e o cabo, encaixei um cano de metal mais comprido para aumentar o torque na hora de torcer o parafuso. Porém, o virabrequim girava junto com o parafuso, impedindo que eu o soltasse. A solução foi pegar uma chave de fenda de cabo bem longo e encaixar nos dentes laterais da polia para depois calçá-lo no chão, de forma a impedir que o motor girasse. Funcionou perfeitamente.
Depois de tirar a caixa de ar, o susto foi grande com o que encontrei. O seu interior estava completamente lotado de óleo misturado com terra, formando uma "borra" muito difícil de limpar:


Existe, também um disco de feltro que fica colado na traseira da caixa de ar e que evita que óleo escorra pelo virabrequim e pingue no chão. O disco estava imprestável e será trocado por um novo.

Para limpar as peças, usei um pincél embebido em aguarrás para soltar o óleo que estava grudado nas laterais internas da peça. Depois enxaguei com um jato forte de água. O próximo passo foi lavar as peças com uma esponja e bastante detergente. O resultado foi este:


O próximo passo será pintar as peças com spray Alumínio Alta Temperatura.
Em breve, novidades.

Talvez você goste também:

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger