O segredo do martelo

março 04, 2012

Meu amigo Ramiro Gonzales Selas havia feito um comentário nesta postagem sobre o porquê de eu estar com um martelo dentro do SP2. Seria para me auxiliar no "processo de restauração"? Ou estaria ali para um eventual ataque de fúria, quando as coisas não dão muito certo?
Nada disso Ramiro, eu explico...

O sistema de ar quente/frio do SP2 é controlado por duas alavancas em cada um dos lados do freio de mão, sendo que a da direita libera o fluxo de ar quente proveniente do motor e a da esquerda abre a portinhola que libera o ar do ventilador elétrico do carro. Itens 12 e 13 na foto abaixo, retirada do manual original de peças.

Ventilação forçada VW SP2_a

Tá mas o que isto tem a ver com o martelo? Tudo...
Acontece que o cabo que comanda o ar frio do meu SP2 estava rompido, bem na saída do túnel do carro. Na realidade não é um cabo e sim um arame. Este arame passa por dentro do túnel, em direção à frente do carro, e sai logo abaixo do painel, onde é conectado num braço que aciona a portinhola interna do ventilador. Veja mais informações nesta postagem.
Bom, tive a idéia de remendar o arame usando um cabo de aço destes que se usa em freios de bicicleta e, para tanto, comprei umas presilhas de aço próprias para este serviço. São peças ovais, com espaço para dois cabos e, que quando estão no lugar, devemos martelar a presilha para ela prender os dois cabos.
A foto abaixo mostra a conexão do cabo no braço que aciona a portinhola. Notem a presilha na extremidade da laçada do cabo.

Ventilação forçada VW SP2_b

Ventilação forçada VW SP2_c

Nesta posição a portinhola está fechada, com a alavanca de comando baixada e o cabo totalmente tensionado. Quando levantamos a alavanca, diminui-se a tensão do cabo e a mola na base do braço faz a portinhola abrir.
Esta outra foto mostra o exato local da saída do cabo no túnel do carro, embaixo do console central. Aqui usei outra presilha para fixar o arame original e o cabo de aço.

Ventilação forçada VW SP2_d

Ficou excelente, funcionando que é uma beleza.
Bom, respondida a pergunta: o martelo estava lá pois eu havia acabado de martelar as presilhas dos cabos, hehe...

Talvez você goste também:

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger