Desmontando a base do volante do SP2 - Parte 3
fevereiro 04, 2013
Olá pessoal. Vamos agora com a última parte da série de postagens sobre o detalhamento da desmontagem da base do volante do SP2. A 2ª parte pode ser conferida aqui e a 1ª parte, aqui.
Chegou a hora de retirarmos o rolamento do volante, que é específico do SP2, não sendo compatível com nenhum outro modelo da VW que possuem um rolamento do tipo panela, com um lado reto e outro ovalado e mantem-se no lugar pela ação de uma mola. O tipo usado no SP2 tem ambos os lados retos e não possui mola, sendo travado por uma bucha plástica que entra sob pressão entre o rolamento e a haste do volante. Talvez o Passat possua um rolamento igual, pois usa o mesmo tipo de base do volante, porém não tenho certeza quanto à isso.
Para retirarmos o rolamento, usamos uma ferramenta específica chamada de alicate para anéis internos, que consiste em um alicate com duas pontas finas e redondas, que são inseridas nos dois olhais existentes no anel metálico de fixação do rolamento, como mostra a foto abaixo.
Exercendo-se pressão no alicate o anel se contrai e pode ser puxado para fora de seu encaixe, liberando o rolamento de seu alojamento.
O próximo passo foi mergulhar o rolamento em aguarrás para eliminar totalmente a graxa antiga, poeira e qualquer traço de sujeira, para que ele role com suavidade novamente. Para a lubrificação correta, utiliza-se graxa azul de lítio, própria para rolamentos. Espalha-se a graxa por todo o recesso das esferas com o auxílio de um pincel pequeno e chato, tomando o cuidado para não exagerar na quantidade de graxa.
Feito isso, a base do volante já estará livre para a limpeza. No meu caso, a pintura tinha muitos descascados e bolhas e precisou ser totalmente lixada, primeiro com uma lixa grana 400 e depois com lixa grana 1500 para emparelhar a superfície.
A haste do limpador de pára-brisas também foi lixada da mesma forma que a base, mas tomando o cuidado de não lixar a área do grafismo da haste. Vale lembrar que a haste dos piscas será trocada pelo modelo usado na Brasilia, que era originalmente de plástico, diferente da do SP2 que é de metal.
As próximas fotos mostram as peças já pintadas com 4 demãos de preto semi-fosco em spray.
Depois disso tudo, já podemos montar as peças no lugar, seguindo a ordem inversa. A próxima foto já mostra a base do volante instalada, com o tambor da ignição, o rolamento e a bucha plástica no lugar. Notem que eu aproveitei e troquei todos os parafusos por novos de inox.
Bom pessoal, é isso. Espero ter tirado algumas dúvidas de vocês sobre esta peça tão essencial e complexa do interior do SP2. Até o próximo tutorial.
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