Um pouco de matemática

julho 29, 2010


Eu sempre achei o SP2 do Amadeu Mazzola muito parecido com o meu. Mesma cor, mesmo ano... até descobrir que o número do chassi do SP2 dele tem o final 8952 enquanto que o do meu tem final 9083, uma diferença de apenas 131 unidades. Bom, sabendo que a numeração dos chassis eram sequenciais, podemos ter uma estimetiva de que mês do ano nossos SP2 foram produzidos.
Sabemos que os SP2 foram produzidos de julho/72 à fevereiro/76 ou seja, são 44 meses seguidos (sendo que em 72 foram 6 meses, em 73, 74 e 75 foram 12 meses cada ano e 76 foram apenas 2 meses de produção). Se arredondarmos a quantidade de carros que foram produzidos para 10.200, teremos uma média de 232 unidades por mês. Agora fica fácil. É só dividir o número do chassi por 232 e teremos o tempo (em meses) em que o carro foi produzido.
No caso do SP2 do Amadeu o resultado foi 38 meses e no meu, 39 meses. Ou seja, o SP2 dele provavelmente foi fabricado em agosto de 75 e o meu em setembro de 75.
Bacana, não?
Estava sem ter muito o que fazer mesmo...

Talvez você goste também:

5 comentários

  1. Amadeu Tobias30 julho, 2010

    Olá Luciano, não consegui achar, mas tenho quantos carros foram produzidos por ano. Ai vai dar para saber mais aproximadamente em que mês seu carro foi fabricado.
    Abraços.
    Amadeu Tobias

    ResponderExcluir
  2. Opa, esta informação é interessante. Se achá-la, me avisa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciano, meu nome é Francis, sou belga e moro desde alguns anos em Brasília. Em 2003, comprei um SP2 branco 1975 (#BL010049) muito bem conservado. Como estou apaixondo para este carro, tentei de saber quando ele foi fabricado e establecer o número de SP2 produzidos e vendidos mes por mes durante todo o periodo de produção. Por isso, usei os dados das revistas 4 Rodas da época, porque elas forneciam estes dados para todos o carros. Um amigo do Veteran Clube de Brasília tem a coleção completa dos 4 Rodas o que ajudou muito ! Fiz um arquivo Excel com estes dados e posso lhe dizer que o chassi # 9083 foi fabricado no final do mes de april 1975 e #8952 um mes antes, nos últimos dias de março 75. Se quiser, posso mandar o arquivo Excel para colocar no teu blog. Meu e-mail: pacobsb@gmail.com. Forte abraço, Francis

    ResponderExcluir
  4. Olá Francis. Obrigado pelo comentário. Por favor, envie o arquivo para meu e-mail.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nice written. Little bit confusing. But very interesting.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger