Sensor de temperatura VW SP2

outubro 05, 2009

Quando restauramos um carro, parece que cismamos com algumas coisas muito mais do que outras. Desde que comprei meu SP2, notei que o marcador de temperatura do painel estava desligado. No início achei que fosse só um fio interrompido ou desligado, mas com o tempo e muita pesquisa descobri que meu carro não tinha o sensor de temperatura instalado no bloco do motor. Tratei de procurar o sensor original, mas o preço era proibitivo, cerca de R$ 190,00 por uma peça com o tamanho de uma noz.
Parti então para uma adaptação. Fui numa loja de tuning aqui em Porto Alegre e adquiri um sensor "paralelo" por R$ 20,00, mais dois adaptadores para roscas diversas.


Com a peça em mãos, o problema agora era achar o local exato onde o sensor era instalado no motor, pois não havia referência em nenhuma literatura que eu tinha em mãos, nem mesmo no catálogo original de peças da VW.
Estava quase desistindo da tarefa quando o motor de um Fusca me deu uma luz. Existe uma rosca no bloco do motor do Fusca onde instalamos a "cebolinha" do freio. Como os blocos do Fusca e do SP são muito parecidos, chequei o motor do SP e achei a mesma rosca que estava fechada com um tampão. Bingo! era lá que o sensor deveria ser instalado.

Motor do Fusca com a "cebolinha" instalada:

Aqui o motor do SP2 já com o sensor no lugar:

Agora é só conectar o fio e partir pro abraço...

Talvez você goste também:

11 comentários

  1. Amigo, meu nome é Patricio Domingues, notei que na foto as camisas dos cilindros estão espostas faltando a carenagem do motor, eu tenho uma Variant 2 que é praticamente a mesma carenagem do SP2 e esse local onde você instalou o bulbo da temperatura fica comprometido pela caregagem, a pergunta é:
    O que você fez pra caber a carenagem junto com o sensor?

    ResponderExcluir
  2. Olá Patricio. Realmente, quando tirei esta foto o motor estava sem as "latas" que cobrem as camisas. Porém já vi na internet uma foto de um motor de SP2 com as latas e com o sensor no mesmo lugar, por isso acho que terei espaço para instalá-lo ali.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO GOODTIMES, ONDE É QUE VSA ADQUIRIU O SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR, DE QUAL VEÍCULO E ESTA PEÇA

    ResponderExcluir
  4. Eu dei uma sorte enorme pois achei este sensor numa casa de tuning aqui em Porto Alegre. Ele estava junto com várias peças e o dono da loja nem sabia de que modelo pertencia, só sei que a rosca é a mesma do bloco do motor.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, tenho um bloco de SP2 que será usado para montar um motor 1800cc e pelo que observei nestes blocos o sensor de temperatura do óleo original fica instalado no lado direito do bloco na parte de baixo, ao lado da bomba de óleo, exatamente no duto que traz o óleo do pescador da bomba.Esse é o local correto e original do sensor.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, muito obrigado pela informação. Vou dar uma olhada mais precisa no bloco do meu motor e ver se acho o local correto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Possuo um VW SP2 1700cc, e o sensor de temperatura fica do lado traseiro direito (olhando por tras)na extremidade do tubo de oleo proveniente da bomba de oleo,proximo de onde fica a ponta da vareta medidora do nivel de oleo.vlw.coutinhocarlos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Carlos, muito obrigado pela informação. Vou enviar-lhe um e-mail a respeito disso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sou renato e acabou de restaurar um SP2 acontece o mesmo comigo e ligação, posso fazer um bifulcao do fio que vai na lampado do painel no positivo do relógio de temperatura.

    ResponderExcluir
  10. Sou Renato e estou nos finalmente da restauração do meu SP2, e gostaria de saber o fio que ligo no sensor e o mesmo que liga a lâmpada do painel, faco uma bifurcação tanto na extremidade do sensor quanto na da lâmpada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Renato. Na realidade, o fio que sai deste sensor vai ligado diretamente na traseira do medidor de temperatura (relógio) no painel do carro. O SP2 não tem luz espia da temperatura, só da pressão do óleo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger