Sensor de temperatura VW SP2

outubro 05, 2009

Quando restauramos um carro, parece que cismamos com algumas coisas muito mais do que outras. Desde que comprei meu SP2, notei que o marcador de temperatura do painel estava desligado. No início achei que fosse só um fio interrompido ou desligado, mas com o tempo e muita pesquisa descobri que meu carro não tinha o sensor de temperatura instalado no bloco do motor. Tratei de procurar o sensor original, mas o preço era proibitivo, cerca de R$ 190,00 por uma peça com o tamanho de uma noz.
Parti então para uma adaptação. Fui numa loja de tuning aqui em Porto Alegre e adquiri um sensor "paralelo" por R$ 20,00, mais dois adaptadores para roscas diversas.


Com a peça em mãos, o problema agora era achar o local exato onde o sensor era instalado no motor, pois não havia referência em nenhuma literatura que eu tinha em mãos, nem mesmo no catálogo original de peças da VW.
Estava quase desistindo da tarefa quando o motor de um Fusca me deu uma luz. Existe uma rosca no bloco do motor do Fusca onde instalamos a "cebolinha" do freio. Como os blocos do Fusca e do SP são muito parecidos, chequei o motor do SP e achei a mesma rosca que estava fechada com um tampão. Bingo! era lá que o sensor deveria ser instalado.

Motor do Fusca com a "cebolinha" instalada:

Aqui o motor do SP2 já com o sensor no lugar:

Agora é só conectar o fio e partir pro abraço...

Talvez você goste também:

11 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger