Para ouvir no toca-fitas (1)

setembro 03, 2010

Resolvi abrir mais uma seção no blog para falar um pouco sobre a cultura musical da década de 70, com ênfase nos anos de 72 a 76 (anos em que foram fabricados os SP2). Afinal, carros e música sempre trilharam caminhos paralelos.
Esta foi uma década de experimentação no campo da música, com a utilização de instrumentos eruditos no rock progressivo ou a introdução de sintetizadores eletrônicos. Na contramão deste estilo surge o punk rock com bandas como Ramones, The Clash e Sex Pistols, criadas nas garagens da sub-cultura, e pregando a anarquia e a desobediência social. Surge o movimento Disco Music, com expoentes como Donna Summer, KC And The Sunshine Band, Boney M e Abba, entre outros.
Agora imagine-se dentro de seu SP2 zero kilômetro com um novíssimo toca-fitas cassete instalado no painel. E agora, o que ouvir?

Para começar, vou falar um pouco da banda alemã Kraftwerk, fundada por Florian Schneider e Ralf Hütter em 1970, precursora do estilo Techo e com músicas totalmente feitas e tocadas por sintetizadores e com letras minimalistas, falando da tecnologia e do cotidiano da vida européia no pós-guerra.

Em 1974 é lançado Autobahn, o quarto e mais conhecido álbum da banda, considerado por muitos como sua obra-prima. A faixa-título do disco tem 22:42 de duração (um lado inteiro do LP). Abaixo uma foto da capa do álbum. Notem a silhueta inconfundível de um Fusca na capa.

Kraftwerk - Autobahn

De 1975 é o álbun Radio-Aktivität (radioatividade), quinto álbun da banda. Neste álbun destaca-se a faixa-título que mistura vozes sintetizadas com sons de contadores Geiger, celebrando esta energia que transformaria o mundo para sempre. Boas também são as músicas Uranium e The Voice of Energy.

Kraftwerk - Radio-aktivität




Em 1977 a banda lança o excelente álbum Trans Europa Express, recheado de músicas que seriam lembradas por gerações e que, ainda hoje, são contemporâneas. Uma delas é a música Hall Of Mirrors, que ficou bem conhecida por ter sido usada num comercial do tênis Star Sax na década de 80. Além desta, temos a faixa-título do álbum que também é ótima.


Kraftwerk - Tras Europe Express


Para começar é isso. Agora é só gravar sua fita cassete e ouvir no seu SP2...

Talvez você goste também:

4 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Legal Luciano, boa ideia essa seção no seu blog, vai dar mais um Glamour as lembranças dos bons tempos do SP2.
    O primeiro a comentar sempre tem a responsabilidade de dar continuidade ao assunto e nesse caso eu gostaria de lembrar da época dos toca-fitas, em que eu mesmo tive vários modelos no meu Fusca..
    Época essa que não existiam os Cd e nem Mp3 e dvd. Apenas Fitas e Discos de vinil, de onde na maioria das vezes eram feitas as cópias caseiras em fitas virgens.
    Tenho até hoje uma caixa de fitas daquela época.

    Nesse tempo reinavam os Rodstars, os Bochs - Rio de Janeiro, Los Angeles e os Motoradios, Albatros e Falcão, só na década de 90 que surgiram os Pionner.
    Bons tempos aqueles, você apertava o Eject do toca-fita e ela pulava no teu colo rsrsrss
    Outra coisa é referente ao Kraftwerk. A algum tempo atrás eu postei a capa do autobahn e o clip ao vivo dessa música no FDR.
    Eu acho muito bem feito esse disco, com muitos efeitos especiais, só ouvindo para saber

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrados . . . o amigo está lembrando dos TF, autoreverse (coisa de luxo na época . . eheheh) . . só mesmo a partir do meio dos anos 80 que vi isso .. antes tinha de tirar e virar a fita . . eheheh. . . mas mesmo assim, a gente comprava as fitas virgens da TDK ,de cromo que eram as melhores, vindas do Paraguai ou então as fitas Gradiente Metal, pois eram bem melhores. . . eheheeh. . .
    Na minha época de 15, 16 anos (ano 87,88), tive um TF da Philco Ford do Del Rey Ghia do meu pai, autoreverse, com botão para seleção das fitas cromo, empurrado num amplificador/equalizador Tojo GR300 . . . .heeheh. . ligado com 2 triaxiais 6x9 100w Novik nas portas do meu voyage 84 4 portas e 2 médios de 8" e 2 tweeters 100w leson no tampão traseiro . . boa época essa . .eheheh
    Ouvia de tudo, mas gostava mesmo de música Disco da época ou Rush . . . heeheheh. . .
    Esse som do vídeo, me lembra de um comercial de sapatos, se não me engano, era Starsax !! isso mesmo !!
    nostalgia na veia !! heheheeh

    [ ]'s
    Dias

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário pessoal, em breve vou falar de mais algumas "bandinhas" daquela época.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger