Para ouvir no toca-fitas (1)

setembro 03, 2010

Resolvi abrir mais uma seção no blog para falar um pouco sobre a cultura musical da década de 70, com ênfase nos anos de 72 a 76 (anos em que foram fabricados os SP2). Afinal, carros e música sempre trilharam caminhos paralelos.
Esta foi uma década de experimentação no campo da música, com a utilização de instrumentos eruditos no rock progressivo ou a introdução de sintetizadores eletrônicos. Na contramão deste estilo surge o punk rock com bandas como Ramones, The Clash e Sex Pistols, criadas nas garagens da sub-cultura, e pregando a anarquia e a desobediência social. Surge o movimento Disco Music, com expoentes como Donna Summer, KC And The Sunshine Band, Boney M e Abba, entre outros.
Agora imagine-se dentro de seu SP2 zero kilômetro com um novíssimo toca-fitas cassete instalado no painel. E agora, o que ouvir?

Para começar, vou falar um pouco da banda alemã Kraftwerk, fundada por Florian Schneider e Ralf Hütter em 1970, precursora do estilo Techo e com músicas totalmente feitas e tocadas por sintetizadores e com letras minimalistas, falando da tecnologia e do cotidiano da vida européia no pós-guerra.

Em 1974 é lançado Autobahn, o quarto e mais conhecido álbum da banda, considerado por muitos como sua obra-prima. A faixa-título do disco tem 22:42 de duração (um lado inteiro do LP). Abaixo uma foto da capa do álbum. Notem a silhueta inconfundível de um Fusca na capa.

Kraftwerk - Autobahn

De 1975 é o álbun Radio-Aktivität (radioatividade), quinto álbun da banda. Neste álbun destaca-se a faixa-título que mistura vozes sintetizadas com sons de contadores Geiger, celebrando esta energia que transformaria o mundo para sempre. Boas também são as músicas Uranium e The Voice of Energy.

Kraftwerk - Radio-aktivität




Em 1977 a banda lança o excelente álbum Trans Europa Express, recheado de músicas que seriam lembradas por gerações e que, ainda hoje, são contemporâneas. Uma delas é a música Hall Of Mirrors, que ficou bem conhecida por ter sido usada num comercial do tênis Star Sax na década de 80. Além desta, temos a faixa-título do álbum que também é ótima.


Kraftwerk - Tras Europe Express


Para começar é isso. Agora é só gravar sua fita cassete e ouvir no seu SP2...

Talvez você goste também:

4 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger