Mais um VW-SP1 no Brasil

dezembro 17, 2009

Há pouco tempo eu comentei aqui no blog que só conhecia dois SP1 em condições de rodar aqui no Brasil. Um platina de propriedade da VW do Brasil e um azul caiçara de um colecionador de Belo Horizonte/MG. Agora, pesquisando no site Amigos do SP2 (link na bara a direita) tomei conhecimento de outro SP1, um verde mentol, de um colecionador de Criciuma/SC.

Volkswagen SP1 restaurado

Volkswagen SP1 restaurado

Volkswagen SP1 restaurado

Volkswagen SP1 restaurado

Segue a descrição enviada pelo proprietário do carro:
"Estou enviando as fotos do meu VW SP-1, ano 1972. Concluí sua restauração após 18 meses e o mesmo foi apresentado no IX Encontro de Carros Antigos de Criciúma. O Enio Brandenburg, autor do livro "Automóveis Brasileiros, a história ilustrada de modelos nacionais de passeio, já fora-de-linha, do Romi-Isetta ao Ford Del Rey", esteve em nosso encontro, e informou que foram fabricados apenas 88 veículos (44 em 1972 e 44 em 1973) conforme dados que ele obteve no CEDOC/ANFAVEA.

Ele foi restaurado nos mínimos detalhes inclusive em sua cor original que estava nas partes internas do veículo. Como diferencial em relação ao modelo SP-2, ele tem motorização 1600cc (65CV), ausência dos bigodes dianteiros, não possui o console central (o túnel é aparente), bancos em courvin, ausência da luz de leitura da porta direita, do amperímetro e medidor da temperatura de óleo, ou seja, era um modelo mais despojado.
Este veículo foi faturado pela fábrica em 27/11/1972 e entregue ao seu primeiro dono na Concessionária VW Gaúcha Car de Porto Alegre-RS no dia 05/12/1972. Com o passar do tempo este veículo passou pelas cidades de Pelotas-RS, Cuiabá-MT, Florianópolis-SC, onde encontrei o mesmo."

É interessante saber que ele foi vendido pela primeira vez pela saudosa revenda Gaucha Car de Porto Alegre, e teve uma longa trajetória até chegar ao ponto em que está atualmente. Se alguém conhecer o dono deste carro, favor entrar em contato comigo.
Mais informações sobre os SP1, nesta postagem.

Talvez você goste também:

5 comentários

  1. bhá! essa cor cai muito bem! Ficou muito bonito!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeito em falar desta cor, pois se meu SP2 não fosse amarelo, eu escolheria esta.

    ResponderExcluir
  3. Amigos achamos um SP1 aqui BH,MG lindo unico dono parado a 10 anos,todo original cor laranja,esperando um novo dono,havendo interesse cotatar Fabio. fabicarhotv8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar que este SP, foi restaurado em Criciúma mesmo, na Minatto auto chapeação e pintura.

    ResponderExcluir
  5. Belo exemplar , belo trabalho de restauração , parabens pelo capricho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger