Complementando a postagem anterior, onde anexei uma foto do CAAJS, mostro agora uma matéria apresentada na RIC TV, afiliada da Record em Joinville / SC, que fala um pouco da história do CAAJS e uma entrevista com Fernando Voitg um dos fundadores do clube. Notem que o vídeo mostra um pouco um SP2, ao que parece, azul astral, em excelente estado. Se alguém...
Ocorreu neste final de semana, 26 e 27 de maio, um encontro de antigos na ilha de São Francisco do Sul/SC onde apenas um SP2 esteve presente. Parece um modelo 73 com placas de Balneário Camboriu. Alguém sabe quem é o dono? Fotos: Antigos da Ilha e CAAJS - via Facebook ...
Meu grande amigo Henri Biedermann esteve na biblioteca municipal de Santo André à procura de anúncios antigos sobre o SP2 e encontrou esta pérola da revenda VW Volkar de São Caetano do Sul, publicado no jornal Diário do Grande ABC (que circula até hoje) de 1972. Interessante notar o tipo de escrita utilizada bem como nas gírias da época. A ilustração utilizada no...
Muitas vezes, quando restauramos um carro antigo, nos deparamos com um dilema: encontramos peças que são muito difíceis de serem encontradas (ou impossíveis, dependendo do ano de fabricação do mesmo) e que estão em mau estado de conservação. Isto ocorre, principalmente com os acabamentos, em especial as peças de acrílico. Quando isso ocorre, temos duas opções: ou compramos uma peça nova (uma original,...
O proprietário diz que está legalizado: Visão traseira? Pra quê?? Ambos estão á venda no ML. Comentem! ...
Hoje ocorreu um encontro de carros antigos no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro / RJ e meu amigo Luiz Rodrigues enviou as fotos. Estiveram presentes inúmeros carros e também aviões (claro). Participaram três SP2 do meu amigo Jayme Macedo. Só aviões nesta foto: Esta Kombi furgão 1950 é maravilhosa! Aeromodelos são outra paixão que tenho. Ando louco pra comprar um. Esses aqui tem...
Vale a pena conferir as novidades da seção de vendas. Tem muita coisa boa lá... Basta clicar aqui. ...
Novamente, muito obrigado a todos! ...
Dando continuidade à postagem dos frisos "bigodinhos", hoje irei falar sobre os grampos de fixação dos mesmos. Eles são confeccionados em plástico branco e possuem um pino central que serve para evitar que o grampo escape do furo na lataria do carro, como mostra a foto abaixo. Cada friso utiliza dois grampos para sua completa fixação.
Primeiramente fixa-se o grampo pela parte de fora da chapa frontal no nariz do carro, pelo furo existente nesta chapa. depois de alinhado (ele deve ficar na horizontal), empurramos o pino para dentro, de forma que ele alargue o encaixe e evite que o grampo seja removido do local (conforme foto abaixo). Repita este processo nos outros três grampos.
Feito isso, centraliza-se o friso entre o emblema central com o logo da VW e a borda da moldura do farol e pressiona-se o friso de encontro ao grampo para que este encaixe nas saliências traseiras do friso. Se for preciso ajustar os frisos lateralmente, desloque-o com muito cuidado até que eles fiquem bem centralizados. Note que a borda com a ponta mais fina do friso deve apontar para fora do carro, ou seja, deve ficar próxima às molduras dos faróis.
As fotos abaixo mostram o grampo totalmente fixado no friso.
Os frisos do meu SP2 ainda não foram instalados, por isso eu não tenho fotos deles no local de instalação. Mas tão logo eu tenha instalado, eu postarei as fotos no blog.
Marcas registradas do Volkswagens da metade da década de 70 (SP2, Brasilia, Variant e TL) os frisos frontais, apelidados de bigodinhos, tinham suas peculiaridades e diferenças entre seus modelos. E o modelo usado no SP2 era específico deste carro.
Pelas fotos acima não conseguimos notar muita diferença entre eles, mas elas existem. E a principal diferença é o tamanho das duas.
Na última foto percebemos melhor a diferença entre os tamanhos, onde o friso do SP2 é o de cima e o da Variant é o de baixo. O friso do SP2 mede cerca de 23,5cm e o da Variant 25,5cm. Ou seja, se tentarmos usar o modelo da Variant no SP2, o friso irá passar por cima do aro dos faróis.
Além disso, o friso do SP2 é ligeiramente mais pontudo que o da Variant (o do SP2 é o de cima na foto).
Este friso também tem uma curvatura específica que acompanha a frente do carro.
O sistema de fixação, porém, é idêntico nos dois modelos, onde se utilizam grampos de plástico que são encaixados em ressaltos na traseira dos frisos.
Em breve farei uma postagem falando sobre os detalhes destes grampos de fixação.